Para fazer em cinco minutos um trabalho que pode consumir mais de três horas, a JusTech (www.justech.com.br) – plataforma para criar petições de maneira rápida e fácil – acaba de ser lançada no Brasil. Voltada para escritórios de advocacia ou profissionais autônomos do setor, ela utiliza Big Data para analisar dados, fazer atualizações nos documentos e cruzar informações com as leis de uma determinada região.
Basta se cadastrar para gerar uma petição trabalhista, previdenciária, tributária, entre outras. Escolhida a peça processual, o usuário insere alguns dados pessoais e escolhe parágrafos pré-montados pela plataforma com a natureza da requisição. Ele pode, ainda, editar outras informações. “No caso de um empregado pleitear um valor de férias, hora extra ou adicional de insalubridade e periculosidade, por exemplo, o sistema gera sozinho o montante correto e o advogado não precisa calcular ou recorrer a um contador”, explica Tatiana Laranjeira, diretora do departamento jurídico da JusTech.
Segundo ela, as principais vantagens são o ganho de tempo e eficácia. “É comum levar mais de três horas para elaborar uma petição. Agora, é possível fazer isso em cinco minutos por meio da tecnologia da JusTech. O resultado final é uma peça rica em fundamentação, precisa e dentro do estilo do advogado que usou a ferramenta” diz.
O usuário ainda conta com atualizações semanais feitas pela equipe jurídica da ferramenta e armazenamento em nuvem por tempo ilimitado. É possível fazer um trial gratuito, elaborando uma petição, e os pacotes variam de R$ 19,90 a R$ 149,90 mensais, conforme o número de peças processuais.
A meta da JusTech é fechar o ano com 10 mil usuários cadastrados. “Brincam que a plataforma pode substituir o advogado mas, na verdade, ela é uma grande aliada ao seu trabalho diário”, argumenta Tatiana.