Empresas participam do programa Potencia UP Preparação para Investimentos de Impacto feito pelo fundo Potencia Ventures e pela Artemisia
Com o objetivo de qualificar empreendedores de impacto para estarem aptos a acessar capital de forma mais estratégica – um dos principais desafios da jornada empreendedora –, a Potencia Ventures, grupo de investimento focado em negócios de impacto social, e a Artemisia lançaram, em maio de 2025, o Potencia UP: Preparação para Investimentos de Impacto. Agora, na segunda fase, 20 negócios destaques foram selecionados para mentorias e acompanhamento individualizado com ênfase nos principais desafios apresentados durante a etapa de capacitação para, assim, concorrer a investimentos entre US$ 100 mil e 500 mil da Potencia Ventures.
Para a etapa, as startups selecionadas são: Crias (MG), Escribo (PE), Flashed (MG), hackÜ (PR), HUMAITÁ (RJ), Isetool (SP), Leme (SP), Mooney Edu (SP), odapp (SP), Platô (SC), ProlEduca (PE), Tangram (SP), Therafy (MS), Ujamaatech (RS) e Vínculo (SP) em educação; e Eunerd (SP), Learn to Fly (SP), Mileto (SP), New School (SP) e Télos (SP) com foco no futuro do trabalho. Com soluções inovadoras, as empresas trazem modelos de personalização de ensino, educação financeira, terapias para desenvolvimento social e capacitação de profissionais, com foco em uso de tecnologias e IA para garantir um futuro mais justo, acessível e diverso.
“Nossa intenção com a segunda edição do programa foi ampliar o alcance e entregar ainda mais valor aos empreendedores. O objetivo é oferecer apoio direcionado a desafios estratégicos e identificar quais startups têm maior encaixe com a tese de investimento da Potencia no curto prazo. Mas, para além disso, queremos garantir trocas ricas no setor já que os participantes terão acesso a conexões com investidores e mentores de alto nível, fortalecendo seus próximos passos e todo o ecossistema em que estão inseridos”, afirma Itali Collini, Liderança da Potencia Ventures no Brasil.
O Potencia UP prioriza participantes com marcadores de diversidade como gênero, raça, território, idade, orientação sexual e pessoas com deficiência, além de empresas com foco em educação e futuro do trabalho. Neste ano, o resultado superou as expectativas: o programa mais que dobrou as inscrições, passando de 170 em 2023 para 375 em 2025. Além disso, 224 startups tiveram acesso à Fase 1. “E o engajamento foi notável, já que 114 concluíram todas as atividades obrigatórias — tornando a seleção das 20 altamente competitiva”, ressalta Itali
“Mais do que modelos de negócio promissores, buscamos fundadores comprometidos com o impacto, capazes de dialogar com investidores e de criar negócios escaláveis. A motivação para criar um programa dessa escala nasce de uma convicção: os talentos existem em todos os lugares, mas as oportunidades não estão acessíveis a todos. A metodologia de preparação do Potencia UP visa conectar esses dois mundos – empreendedores e investidores de impacto –, com o objetivo de garantir que negócios relevantes não fiquem pelo caminho por falta de preparação. O digital nos dá a chance de democratizar esse acesso, escalar conhecimento de qualidade e criar pontes que, no formato tradicional, não seriam possíveis”, completa Felipe Alves, codiretor-executivo da Artemisia.
A Fase 2 do Potencia UP terá duração de cerca de 2 meses, iniciada em agosto de 2025. Cada startup passará por um diagnóstico individual para definir o principal desafio e o “mini-milestone” até o final do programa. A partir disso, terão acesso a mentorias especializadas, tanto coletivas quanto individuais, além de checkpoints de acompanhamento para monitorar a evolução de suas entregas.
“Vamos apoiar no desenvolvimento de estratégias de produto, mercado e operação, sempre conectado à preparação para captação de investimentos. Ao longo do período, os participantes deverão registrar e sistematizar seus avanços, garantindo clareza sobre resultados alcançados e próximos passos. Essa etapa representa um momento de aprendizado e suporte técnico, onde os negócios terão a oportunidade de estruturar suas soluções com mais robustez e se aproximar ainda mais de potenciais investidores”, completa Collini.
Critérios como o desempenho do “mini-milestone”, engajamento, qualidade das entregas e os potenciais de negócios e impacto serão essenciais para avaliar a evolução das companhias.
Histórico Potencia Up
O Potencia Up teve início em 2022 com apenas duas fases: cadastro inicial e a seleção de 20 startups com impacto em educação ou empregabilidade que tenham, pelo menos, um MVP (mínimo produto viável). Ao final do programa, que durou cerca de um ano, duas delas receberam cheques de investimento da Potencia Ventures: a Trampay, fintech de impacto social, que captou $ 1,25 milhões; e a UpMat Educacional, principal edtech de competições acadêmicas saudáveis da América Latina, com uma rodada Seed de R$ 1,5 milhão.



