Para empresa, soluções em IAG são caminho para melhorar desempenho e aumentar produtividade
A inteligência artificial generativa (IAG), aquela que cria, e não só reproduz, tem tudo para ser grande aliada do empreendedorismo no país. A aposta é do empresário Filipe Bento (foto em destaque), CEO da Br24, representante no Brasil da global Bitrix24 – uma plataforma de integração de sistemas que acelera resultados em todos os setores de uma organização.
Com sede em Santa Catarina, a Br24 já pôs seu time para desenvolver soluções lançando mão de recursos da IAG. Constituída em 2016, a empresa experimenta uma fase de investimentos e expansão. A meta, para 2023, é chegar aos R$ 12 milhões de faturamento anual – um incremento de 20% em relação a 2022.
“Transformação digital é muito mais que usar softwares para automatizar fluxos. É colocar o cliente no centro de toda estratégia e planejamento, com ações assertivas. A inteligência artificial generativa permite a criação de soluções que acompanhem as demandas, necessidades e desejos desse cliente”, avalia Filipe Bento.
O gestor explica como, na prática, ocorre esse trabalho: “com a plataforma Bitrix24, os processos dos softwares e aplicativos utilizados por uma empresa são integrados, contemplando quatro pilares – marketing e vendas; gestão de projetos e tarefas; comunicação interna; e automação de processos. Isso é decisivo para melhorar o desempenho desses fluxos, o que significa dizer: aumentar a produtividade das equipes”.
A relação entre empresa e seus clientes também ganha. E muito. “Entre a empresa e o cliente existe uma série de ferramentas, muitas vezes redundantes, dados espalhados e muita falta de organização. A integração dos processos elimina falha de comunicação, ruídos, retrabalho, desperdício de tempo e de custos, e constrói uma relação mais eficaz, e consequentemente, duradoura”.
De acordo com Filipe Bento, cada departamento da empresa que se utiliza da plataforma Bitrix24 dispõe de uma área de trabalho virtual, “desde o financeiro, marketing, vendas, pós-vendas, RH e outras áreas de backoffice”. “Tudo é muito colaborativo, e pode-se escolher com quem compartilhar as informações”.
Segundo o executivo, são 35 ferramentas ativas da plataforma Bitrix e loja de aplicativos “que facilita o processo de integração”. Sobre os aplicativos, aliás, boa parte é desenvolvida com base em demanda dos próprios clientes.
A Br24 dispõe hoje de uma base de 1,5 mil clientes atendidos, no Brasil e em mais 65 países. “Somos a maior representante Bitrix24 do mundo”, celebra Bento. “Em 2018, recebemos autorização para oferecer treinamentos sobre a plataforma e, no ano seguinte, disponibilizamos os primeiros cursos dedicados à ferramenta. A gente é a única empresa B2B com autorização para certificar em nome da Bitrix24. Desde 2020, a empresa foi eleita a melhor parceira em vendas de Bitrix24 no mundo”.
Atuar com transformação digital é uma das especialidades de Filipe Bento. Antes de fundar a Br24, trabalhou, por exemplo, como gestor de TI do núcleo de novela da Rede Record – atribuição exercida por quase uma década.
“Um ano depois de eu sair da Record TV, conheci o Bitrix24”, recorda o profissional. “Fiquei apaixonado pela proposta de conectar todas as áreas e processo da empresa, mas vi que havia pouco conteúdo na internet sobre o sistema. Nessa dificuldade, vi uma grande oportunidade, e comecei a produzir conteúdo para o YouTube sobre os benefícios do software e como ele poderia ajudar as empresas a terem sua autonomia através da automação de processos”.
A partir daí, o passo seguinte foi empreender, fundando a Br24. “Quando foi criada, a empresa só contava comigo e a Marcelle Brayner, primeira sócia. Juntos, acreditávamos que a plataforma seria o meio de acelerar a transformação digital dentro das empresas brasileiras e, assim, aumentar a colaboração e a produtividade das equipes. É nisso que seguimos acreditando.”