Assistente pessoal Zapia já alcançou mais de 1 milhão de usuários com incremento mensal de 50%
Lançada em 2023 como uma empreitada da BrainLogic AI na América Latina, o assistente pessoal de Inteligência Artificial Zapia tem um cenário de expansão. Em menos de 1 ano do recebimento do aporte de US$ 5 milhões e do início de suas operações, a ferramenta já alcançou mais de 1 milhão de usuários em toda a região, com crescimento mensal de 50%. Além disso, a plataforma tem projeção de aumentar o tamanho em 10 vezes até o final de 2024 e acaba de ser selecionada para o Google AI Accelerator, o mais prestigiado programa para startups de IA no mundo.
A Zapia é uma assistente pessoal de Inteligência Artificial via Whatsapp que permite que os latino-americanos obtenham respostas e consultas por áudio ou mensagem de texto em tempo real. Dentre as suas assistências, estão dicas para encontrar um bom lugar para comer perto do trabalho, ficar atualizado sobre notícias do dia, descobrir onde encontrar um produto, transcrição de áudios em diversos idiomas, previsão do tempo, entre outras. Foi fundada em conjunto pelos empreendedores latino-americanos Martín Alcalá Rubí, Nicolas Loeff, Juan Pablo Pereira, Juan Olloniego e Pablo Rodríguez-Bocca.
De acordo com Juan Pablo Pereira, a Zapia funciona em todos os países da América Latina, sendo o foco maior no Brasil, México, Colômbia, Argentina e Peru. “Dentre esses mercados de destaque, o Brasil está entre os três melhores, sendo o que mais cresce entre eles. Além disso, a cada dia, pessoas de mais de 40 países utilizam a plataforma. Assim, hoje temos cerca de 100 mil usuários por dia e um crescimento de 50% a cada mês, uma taxa que nunca vimos antes, mesmo já tendo investido e fundado outras companhias”, explica.
Para atestar ainda mais o sucesso da Zapia, recentemente a plataforma foi selecionada para o Google AI Accelerator, programa destinado a startups que integram a IA no centro do seu modelo de negócio. Considerado um dos mais relevantes do setor a nível mundial, ele proporciona formação e orientação personalizadas para impulsionar o crescimento da solução, além de trazer credibilidade e proporcionar networking com diversos players importantes. O programa também dá à BrainLogic acesso a US$ 350 mil em créditos para o Google Cloud Platform, além do acesso ao modelo de IA mais avançado da empresa.
Anualmente, o programa recebe um grande número de inscrições de milhares de players, mas apenas 10 a 15 são selecionadas. Segundo Juan Pablo, o fato de a Zapia ser escolhida se deu pela combinação de pelo menos três fatores: equipe, tração e visão de produto. “Temos um time muito sênior que reúne empreendedores latino-americanos experientes, com PhDs em Machine Learning. Nossos engenheiros estudaram em países como EUA, China, Reino Unido, França, Israel e Uruguai. Além disso, o pessoal do Google ficou impressionado com nossa força e capacidade de alcançar 1 milhão de usuários em menos de 200 dias em um cenário tecnológico desaf/iador como o da América Latina”.
Dessa maneira, por conta de todo o sucesso, a Zapia tem uma meta agressiva de crescer 10 vezes até o final do ano. Para atingir o objetivo, a empresa visa lançar um upgrade que tornará a ferramenta muito mais inteligente e avançada do que outros produtos de Inteligência Artificial no mercado latino-americano. “Estamos com um projeto que permitirá aos consumidores obterem informações de empresas que não estão disponíveis online. Vamos supor que o usuário queira saber o menu de um restaurante ou então os horários de massagem em um spa da vizinhança. A Zapia automaticamente vai entrar em contato com esses estabelecimentos e conseguir essas respostas”, explica Juan Pablo.
Com isso, o executivo espera que a ferramenta ajude as pessoas a resolver seus problemas do mundo real, economizando principalmente tempo e dinheiro. “Estamos empenhados em usar a Inteligência Artificial para gerar um resultado positivo na América Latina, trazendo inclusão, boas experiências e impacto social significativo. Queremos também automatizar tarefas como compras, reservas, negociações e procedimentos, tornando a rotina dos usuários mais simples e melhorando a sua qualidade de vida”, finaliza.
Sobre a BrainLogic AI
A BrainLogic AI é uma startup high-tech criada entre o Vale do Silício e o Uruguai, com a missão de desenvolver produtos com tecnologia de ponta e em grande escala com base na GenAI, projetados para criar um impacto positivo nos mercados emergentes.
Foto em destaque: Guillermina Pena, Martín Alcalá Rubí, Nicolás Loeff, Pablo Rodríguez Bocca, Juan Pablo Pereira, Juan Olloniego, da BrainLogicAI