Se por um lado, o primeiro trimestre de 2019 termina com muita gente desempregada ou procurando uma melhor colocação profissional, por outro, um grupo de pessoas segue em busca de profissionais para empregos domésticos.
Segundo estudo da plataforma CasaeCafe.com, nos últimos três meses, houve um crescimento de 30% na demanda por especialistas capacitados para atuar em residências como: cuidadores de idosos, babás, empregadas domésticas, faxineiras, cozinheiras e lavadeiras/passadeiras.
“Percebemos que a maior parte dos contratos não eram fechados pois os empregadores encontravam grande dificuldade no que diz respeito às questões de segurança e confiança, afinal, os profissionais procurados em questão, tem acesso total à casa, rotina, família e intimidade dos contratantes”, revela Guilherme Silva, CEO da startup CasaeCafe.com
Para resolver esse impasse a plataforma investiu em tecnologia e passou a prestar os serviços de checagem de antecedentes criminais e processuais, específicos para esfera criminal, como permite a lei, além de trazer validações sociais através de avaliações deixadas por outros usuários do sistema.
A pesquisa consiste em verificar em tempo real bases governamentais de mandatos de busca e apreensão, antecedentes criminais da polícia federal, processos criminais nos Tribunais de Justiça, entre outros.
Na plataforma CasaeCafe.com, caso ocorra uma reclamação grave ou recorrente sobre um colaborador a inscrição deste é encerrada e o mesmo deixa de interagir na plataforma.
Outra dor comum identificada entre os empregadores é a urgência, praticidade e disponibilidade de profissionais qualificados, além do quesito de que residam próximo ao emprego, — fato que evita atrasos e faltas, por questões relacionadas a problemas de mobilidade nas grandes cidades – segundo os entrevistados pela plataforma.
Para estes casos, o CasaeCafe.com trabalha com um sistema de geolocalização que seleciona somente os profissionais locais que estão procurando emprego ativamente no momento de sua busca, fazendo com que, em questão de segundos, o empregador tenha acesso aos dados do profissional desejado, suas experiências, características e relatos de outros empregadores.
Com as referências em mãos é possível fazer o contato direto e seguro via chat disponível no site sem precisar expor seus dados. O usuário então, já pode negociar valores e realizar a contratação utilizando contratos-modelo fornecidos pela plataforma.
“Em 2018 realizamos mais de 40 mil encontros entre profissionais e contratantes. Nossa previsão para 2019 é a de realizar mais de 100 mil. Todos os meses mais de 20 mil novos profissionais se cadastram na plataforma para ofertar serviços domésticos, nosso algoritmo separa somente quem realmente pode oferecer uma boa experiência na plataforma, aproximadamente 20% desse total”, diz Guilherme
Com tudo isso o CasaeCafe.com permite que famílias se conectem com profissionais domésticos de maneira confiável, prática, segura e de baixo custo, com todos os envolvidos ligados no mundo online.
Nossa História
A história da startup CasaeCafe.com começou em 2009, com a criação do primeiro site no Brasil de oferta e procura de profissionais domésticos. De lá para cá, muitos foram os aprendizados e aperfeiçoamentos na plataforma digital, que agora vive um momento de maturidade.
Recebeu investimentos importantes, com o primeiro aporte em 2014, feita pelo fundo de impacto social GAG, passou por uma segunda rodada em 2017 por um pool de fundos e investidores, e planeja uma série A agora em 2019. No Brasil, o mercado das categorias de profissionais oferecidos pela startup conta com 12 milhões de pessoas.
A plataforma oferece diversos benefícios, comparado com modelos tradicionais de agências de empregos. Vale destacar que o site não cobra taxa de contratação, além disso, os profissionais recebem treinamentos comportamentais e técnicos, a contratação é feita diretamente com os profissionais desejados via chat, e a busca é realizada de acordo com sua localização.