Investimento na startup fundada por Felipe Santiago (foto) teve R$ 1,5 milhão da Sinqia, empresa de software para o setor financeiro.
A Cashway, startup com sede em Florianópolis e que oferece tecnologia Banking as a Service (BaaS) e Open Banking em nuvem para cooperativas e fintechs, acaba de receber uma rodada de R$ 5 milhões. Deste total, R$ 1,5 milhão são da Torq Ventures, programa de corporate venture capital da Sinqia (SQIA3), provedora de tecnologia para o sistema financeiro. Os demais R$ 3,5 milhões foram captados com outro investidor
Este é o segundo aporte da empresa na startup fundada em Florianópolis (SC) – o primeiro foi um aporte seed como participação na oitava turma da aceleradora Darwin Startups, em 2020. Hoje, a Sinqia fornece tecnologia de Provedores de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTI) de PIX para CashWay, auxiliando no aumento de escala e no crescimento do share de mercado da startup.
Segundo Felipe Santiago, CEO da CashWay, o investimento será utilizado para fortalecer os serviços da empresa como um “cloud banking” para cooperativas de crédito, ou seja, gerenciamento de sistemas de aplicativos bancários em nuvem. “O desafio é entregar mais inteligência para apoiar as cooperativas de crédito em suas operações, e, ao mesmo tempo, manter o core de tecnologia seguro e em conformidade com o arcabouço regulatório”, explica.
A empresa tem mais de 40 clientes e registrou R$ 46,6 milhões em valores transacionados na plataforma no primeiro semestre de 2021 – uma alta de 63% se comparado com o mesmo período de 2020. Atualmente, opera no Brasil e em Angola – e espera chegar em breve a outros países do Mercosul.
Para Santiago, a implementação do Open Banking trará maior oportunidade para as cooperativas, pois “vai atender as necessidades dos pequenos empresários e, assim, ajudar a recuperar a economia brasileira”. Há cinco anos, menos de 7% do estoque de empréstimos e financiamentos no Brasil eram realizados por coorperativas – hoje este índice é de quase 11%. Ao todo, o país conta com 833 cooperativas singulares, 34 centrais e confederações, com um total de 13,5 milhões de clientes e 7,5 mil agências em todo o País.
Na visão da Sinqia, o investimento tem como foco fortalecer sua estratégia de Banking as a Service (BaaS), entrar no mercado de soluções para cooperativas de crédito e explorar “sinergias técnicas” com a CashWay.