Governança, cultura organizacional e foco em valor estão entre os pilares aplicados na operação da Idea Maker, fintech que transacionou R$800 milhões em 2024
O cenário das startups no Brasil é desafiador. Segundo levantamento do Distrito, mais de 8.258 startups encerraram suas atividades entre janeiro de 2015 e setembro de 2024, o que representa quase 50% das 16.936 startups ativas no país. A principal razão para esse resultado é a falta de capital, com apenas 10% das empresas que faliram recebendo algum tipo de investimento. Além disso, a falta de estrutura, dificuldades em escalabilidade e problemas de gestão também contribuem para esse alto índice de falências. Nesse contexto, ter estratégias bem definidas desde o início é essencial para garantir sustentabilidade e crescimento a longo prazo.
“Para crescer de maneira consistente, é indispensável estruturar a empresa com base em pilares sólidos. Governança, cultura organizacional e estratégias focadas em geração de valor são elementos que, quando bem aplicados, fazem toda a diferença no processo de evolução de uma startup”, afirma Jorge Ramos (foto em destaque), CEO da Idea Maker, fintech especializada em idealizar soluções digitais focadas em e-commerce de produtos com venda incentivada, soluções de pagamento e gestão e transação de dados.
Nesse sentido, Ramos, que ingressou na Idea Maker em 2020 para a reestruturação e escalabilidade da empresa, menciona quatro estratégias que foram fundamentais para o crescimento da fintech. Confira!
1. Estabelecimento de uma governança sólida
Embora muitas vezes associada à burocracia, a governança — na dose certa — oferece a estrutura necessária para que a empresa cresça com segurança. Isso inclui desde planejamento estratégico até práticas de compliance, gestão de risco e clareza nos processos decisórios.
2. Preservar o “espírito de startup”
Manter o dinamismo, a inovação e a agilidade é essencial. Para isso, é preciso formar equipes com perfis compatíveis, investir em automação de tarefas operacionais e concentrar os esforços humanos nas atividades que realmente agregam valor.
3. Construção de uma cultura forte e coerente
Cultura não é acessório,é base. Valores como ética, transparência e colaboração precisam estar presentes no dia a dia. Além disso, é importante criar um ambiente estimulante e desafiador, que incentive a criatividade e fortaleça o engajamento das equipes.
4. Foco no crescimento com geração de valor
Crescer de forma sustentável envolve planejar com visão sistêmica e construir estratégias em conjunto com os times. Isso garante alinhamento, senso de pertencimento e um foco claro em resultados que beneficiem toda a cadeia de valor — de colaboradores a clientes e parceiros.
“Há startups criadas com o intuito de crescerem muito e rapidamente visando a sua abertura para o mercado (IPO), há outras que buscam grandes investidores para tornar realidade o sonho de tornar suas inovações grandes sucessos de mercado. Não existe uma única fórmula para o sucesso. Cada organização tem sua vocação e trajetória. O que importa é entender onde se quer chegar e estruturar a operação de forma coerente, com pessoas certas, processos claros e propósito bem definido”, finaliza Jorge Ramos.