Ferramenta permite otimizar a capacidade de produção dos times em 40%, reduzir 65% das horas dedicadas a atividades operacionais, além de aumentar em 76% a efetividade na comunicação com públicos internos
O Comunica.In, startup que promove soluções para gestão de processos de comunicação interna nas empresas, anuncia o lançamento de um trial para a sua plataforma proprietária. Os interessados podem testar a plataforma gratuitamente pelo prazo de 21 dias, disponível nas versões em português, inglês e espanhol. Basta realizar um cadastro através do link. A iniciativa promove um maior alcance das funcionalidades da ferramenta e contribui com o objetivo da startup de promover sua internacionalização de forma ainda mais intensa em 2023, mirando uma atuação em nível global.
Estão disponíveis recursos como criação de comunicados e pesquisas, utilização e criação de templates, disparo em massa para bases segmentadas, criação de jornadas de comunicação, subida de bases de colaboradores, visualização e download de relatórios.
A ferramenta promove automação e mensuração de processos de comunicação interna e jornada dos colaboradores, e tem como foco aumentar a eficiência das equipes para a criação, gerenciamento e otimização de fluxos de comunicação. Pode ser utilizada como interface e canal de comunicação interna, aproximando os colaboradores e a empresa e poupando tempo operacional.
A partir de 8 canais de comunicação 100% digitais e mensuráveis, a plataforma Comunica.In permite uma análise em tempo real do engajamento dos colaboradores, gerando dados para embasar a tomada de decisão das equipes de CI e Recursos Humanos. “A importância de uma comunicação fluida, transparente e acessível nas empresas é cada vez mais evidente. Estamos mergulhando ainda mais profundamente nesse tema, utilizando os dados gerados pelo uso da plataforma para produzir e entregar insights de consumo e comportamento que o RH nunca teve”, diz Felipe Hotz, CEO do Comunica.In
Segundo levantamento interno, a plataforma permite otimizar a capacidade de produção dos times em 40%, reduzir 65% das horas dedicadas a atividades operacionais, além de aumentar em 76% a efetividade na comunicação com públicos internos.
Os resultados demonstram o potencial da startup, que cresceu mais de 100% em receita recorrente mensal e base de colaboradores conectados aos canais da plataforma em 2022, saltando de 316.000 para aproximadamente 600.000 pessoas. O Comunica.In também registrou expansão de 300% referente à sua atuação ao redor do mundo, com um salto de presença de 10 para 40 países. “Em 2023, estamos focados em dar fôlego para o nosso processo de internacionalização da plataforma, que hoje já trabalha com empresas nativas brasileiras, mas sediadas em outros países. Agora, queremos impactar também as instituições 100% estrangeiras, expandindo nosso conhecimento ao redor do mundo”, acrescenta Hotz.
O Comunica.In aposta em simplificar a complexidade da comunicação interna em grandes empresas, atendendo marcas como Bayer, Burger King, Leroy Merlin, Deloitte, Assaí Atacadista, Tigre, Alpargatas entre outros e garantindo o envio de mais de 100 milhões de comunicados dos seus clientes em 2022.
“Manter uma comunicação interna de qualidade já era um desafio para muitas empresas. Atento às tendências globais em gestão de pessoas, o Comunica.In quer construir conexões cada vez mais humanas por meio da tecnologia. A visão do Comunica.In é de que investir nas pessoas, na forma como a empresa se relaciona, escuta e entende cada um, de forma individualizada, é fundamental para toda e qualquer companhia que irá prosperar nos próximos anos”, diz o executivo.
Impacto real em grandes negócios
Automatizar a área de Comunicação Interna é uma forma de levar os profissionais a serem mais analíticos e, ao mesmo tempo, abertos à escuta das necessidades dos funcionários. Por outro lado, os dados proporcionados pela plataforma Comunica.In são fundamentais para aumentar a assertividade da tomada de decisão das equipes.
Muitas empresas já estão transformando seus processos internos e colhendo resultados, a exemplo da Odontoprev, que firmou parceria com a startup em 2022.
“Após colher dados em algumas semanas, conseguimos entender o número médio de mensagens abertas pelo nosso público e ver qual tipo de conteúdo eles mais gostam de consumir. Ainda não faz 6 meses que mudamos a nossa forma de comunicar, mas já conseguimos enxergar o nosso percentual de eficiência neste canal. Agora, estamos trabalhando para lançar a ferramenta com uma equipe no México. E esse é só o começo”, conta Ana Patrícia Pietri, gerente de desenvolvimento e comunicação interna na Odontoprev.