Food To Save já ajudou a salvar mais de 8 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, por meio das Sacolas Surpresas
Comprar de uma padaria, doceria, restaurantes ou até mesmo adquirir produtos de marcas conhecidas no mercado sem saber o que vai receber. Esse hábito tem ganhado espaço entre os brasileiros nos últimos anos e ganhou também as redes sociais.
De acordo com a Food To Save, app nº1 no combate ao desperdício de alimentos no Brasil, o elemento surpresa tem impulsionado o consumo consciente, colaborando para diminuição no desperdício de alimentos, gerando economia para quem compra e incremento de renda para quem vende. Já são mais de 7,5 milhões de usuários cadastrados no app e 120 milhões de visualizações no Tik Tok.
Por meio das mais de 7 milhões de Sacolas Surpresa resgatadas pelos consumidores, a startup ajudou a salvar mais de 8 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, o que representa um total de 18 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidos na atmosfera.
A proposta da Food To Save é simples. Utilizando um aplicativo, a plataforma conecta consumidores conscientes a estabelecimentos como mercados, padarias, hotéis, franquias, hortifrutis, indústrias e lojas. A grande atração são as Sacolas Surpresa, compostas por alimentos excedentes de produção, produtos próximos à data de vencimento ou fora do padrão, mas ainda perfeitamente consumíveis. Disponíveis nas versões doce, salgada ou mista, essas sacolas oferecem descontos de até 70%, permitindo economia para os consumidores, enquanto os estabelecimentos aumentam sua rentabilidade e evitam o desperdício.
“A combinação do elemento surpresa com a economia tem impulsionado esse hábito de consumo mais consciente. O impacto é visível. Para os estabelecimentos, é uma nova fonte de receita e uma forma de reduzir perdas. Para os consumidores, é acesso a alimentos de qualidade com preço justo. E para o planeta, é menos desperdício e menos emissão de CO₂”, afirma Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save, empresa que nasceu em 2021.
As Sacolas Surpresas já estão disponíveis em 14 estados brasileiros e mais de 100 cidades. São mais de 10 mil estabelecimentos locais parceiros que podem ser encontrados direto no aplicativo da Food To Save, incluindo também grandes varejistas e marcas como Grupo Pão de Açúcar, Rei do Mate, Kopenhagen, Grupo Supernosso, Natural da Terra e Cacau Show.
A Letícia Zero, mora em São Paulo e criou o hábito de resgatar as Sacolas Surpresas com frequência, se tornando uma TOP Saver na plataforma. “Eu sempre falo da Food para várias pessoas. Quando pego minhas sacolinhas na padaria perto de casa, coloco as coisas na mesa e tiro foto para compartilhar com a minha mãe e irmã. E elas sempre falam, nossa só naquele item, já estava o preço da sacola. Compartilhar comida é estabelecer relações de afeto”, comenta em publicação no Instagram da marca.
Para fazer parte do movimento foodsaver, é só baixar o app que está disponível para download no Google Store e na Apple Store.



