Em meio à pandemia, startup de Ribeirão Preto ganha mercado na América Latina

Em meio ao cenário econômico de crise, gerado pela pandemia causada pelo coronavírus, uma startup de Ribeirão Preto conseguiu acelerar os negócios e ganhar o mercado internacional, conquistando clientes na América Latina. A VExpenses – plataforma de gestão de despesas corporativas cresceu 50% entre os meses de abril a setembro de 2020.

De acordo com Thiago Campaz, sócio-Diretor da startup, atualmente, a empresa atende 1 mil clientes em 25 estados brasileiros, e em outros seis países, sendo eles: Argentina, Chile, Colômbia, México, Bolívia e Paraguai. “A estimativa é que o faturamento cresça mais 30% até dezembro”, diz.  No portfólio da startup estão empresas de presença global, nacional e até mesmo regional, como é o caso do Grupo Bild e Vitta, Santa Helena e Ourofino Agrociência.

Ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, a startup gera economia para seus clientes através de um software que elimina a necessidade do armazenamento de recibos e comprovantes físicos de despesas de viagem, otimizando o processo de reembolso corporativo, em itens como alimentação, hospedagem e estacionamento. “São muitos benefícios de economia para as empresas que utilizam o nosso software, principalmente no ganho de tempo nos relatórios de despesas e a redução dos valores gastos em despesas dos colaboradores”, explica Thiago.

Campaz relata que muitas empresas, independentemente do tamanho, ainda fazem o processo manual, reunindo recibos e inserindo um a um no sistema ou em uma planilha – um processo demorado e suscetível a falhas que impactam o financeiro. De acordo com dados da startup, a estimativa é de que cada funcionário que viaja a trabalho gasta cerca de seis horas por mês com relatório de despesas.

“O sistema desenvolvido pela VExpenses é rápido e intuitivo de usar tanto para o colaborador como para o gestor. No final, todos ganham porque há uma grande agilidade de informações se comparado ao processo manual, otimizando, principalmente, o trabalho do colaborador que pode dedicar seu tempo a outras tarefas de maior valor para a companhia”.

Como funciona

O sistema é simples de usar: após ter um gasto, o funcionário apenas tira uma foto do recibo com a câmera do celular. O próprio sistema reconhece os dados da nota e preenche o formulário automaticamente. Depois, os gastos são encaminhados para os responsáveis pela aprovação e, em seguida, integrados ao sistema financeiro da empresa.

“O sistema é capaz de verificar sozinho se há itens proibidos entre as despesas, como bebidas alcoólicas, por exemplo.  Também analisa se o gasto está dentro da política da empresa”, explica Campaz.

Como resultado, a plataforma é capaz de reduzir em 88% o tempo total do processo; 10% de redução no valor de despesas de funcionários e 70% de redução no tempo para o funcionário ser reembolsado.

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