As startups de finanças – ou fintechs— são um fenômeno recente no sistema financeiro do país, mas que já mostra um apetite grande para trabalhar com empresas, sobretudo as de pequeno porte. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Fintechs, a ABFintechs, em metade delas pelo menos 30% dos clientes são formados por pequenos negócios, sendo que em 40% dos casos as MPE são maioria na carteira de clientes. Apenas 10% da fintechs não atende pessoas jurídicas e 84,1% delas demonstraram interesse em desenvolver produtos e serviços específicos às necessidades das micro e pequenas empresas.
As fintechs entrevistadas oferecem vários tipos de produtos e de serviços financeiros, mas a maior parte foca em Gestão Financeira (41,3%), Crédito (37,6%), e Meios de pagamento (36,5%).
A pesquisa identificou outras informações importantes sobre o segmento:
– 44,7% tem mais de três anos de vida e 17% menos de um ano; • Menos de 15% trabalham exclusivamente com o consumidor (B2C), 36,2% apenas com empresas (B2B). Metade (49,5%) trabalha tanto com B2C quanto B2B;
– 94,2% têm interesse em trabalhar para micro e pequenas empresas e em receber indicação do Sebrae por meio de uma lista de pequenos negócios, por área de atuação. 40% das entrevistadas entende que a troca de informações com o Sebrae poderá ampliar o acesso aos clientes MPE e outras 40% visam um acesso mais qualificado a esses clientes.
A pesquisa inédita foi realizada junto a 189 representantes de empresas do segmento, em julho de 2018. Os resultados serão apresentados nesta quarta-feira (8) no 2º Fintouch – Fintechs go to Market, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) com apoio do Sebrae, que tem desenvolvido estratégias para aproximar as fintechs dos pequenos negócios, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso das micro e pequenas empresas a serviços financeiros, com menor custo e mais agilidade.
Durante o evento, o Sebrae lançará o Catálogo de Fintechs, que mapeia e define a atuação das principais financeiras digitais do país. “Os empresários de micro e pequena empresa enfrentam dificuldades cotidianas, como a necessidade de garantias, para acesso a crédito nas instituições financeiras tradicionais. Por isso, é muito bom verificar que as fintechs são uma alternativa para os pequenos negócios e estão com atuação direcionada a atender essa enorme demanda represada. Queremos aproximar essas startups do cotidiano dos pequenos negócios”, assinala Heloisa Menezes.
A segunda edição da Fintouch apresentará debates sobre a integração das fintechs ao mercado financeiro, com participação de atores destacados no setor, como o diretor de inovação do Santander Espanha, André Macedo; o diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, Marco Mastroeni; a head da Foxbit (negociadora de bitcoins), Ingrid Barth, entre outros expoentes do ecossistema das fintechs.