Foodtech brasileira recebe aporte de €350 mil e avança para se tornar referência internacional em novas proteínas

Com tecnologia própria e foco em saudabilidade, Typcal conquista investidores belgas e acelera expansão para a Europa

A Typcal, primeira foodtech da América Latina a trabalhar com fermentação de micélio para produção de novos ingredientes ricos em proteínas e fibras, acaba de receber um aporte de €350 mil da Biotope, aceleradora e investidora em biotecnologia na Bélgica. A chegada à terra da cerveja tem um significado especial para a startup, que transforma resíduos do processo cervejeiro em insumo para sua fermentação. O valor será utilizado para  acelerar o P&D da startup, desenvolvendo novos produtos com tecnologias avançadas, e também em sua estratégia comercial e de distribuição, mantendo a companhia na vanguarda mundial do uso do micélio com foco em saudabilidade, acessibilidade e sustentabilidade.

A companhia conta, inclusive, com uma patente, concedida em agosto de 2025, que protege o seu processo de fermentação, atualmente o mais rápido do mundo. Entre os novos desenvolvimentos está o primeiro gel de micélio funcional do mundo, que poderá ser usado em alimentos como sorvetes e iogurtes, oferecendo textura e cremosidade aliadas a ganhos nutricionais, incluindo fibras que fazem bem ao sistema digestivo.

“A Typcal está na vanguarda de desenvolvimento de tecnologias a partir de micélio, tendo dois produtos prontos para comercialização, e mais dois em desenvolvimento. Isso traz grandes desafios, sendo um deles o conhecimento técnico e a disponibilidade de equipamentos e tecnologias que necessitamos, que são raríssimos na América Latina. Por isso, a nossa jornada de captação e expansão começou por necessidades de mercado e demanda do mercado consumidor no exterior”, pontua Paulo Ibri, CEO da Typcal.

A empresa vem construindo caminhos e relacionamentos com possíveis parceiros e multinacionais na Europa desde 2023, quando passou por um programa de aceleração na Suíça. Essa abertura de possibilidades foi pilar fundamental para que a Typcal pudesse se estabelecer como player confiável e autoridade em seu mercado de atuação.

“O que nos deu confiança para investir na Typcal nesta fase foi a força e a maturidade da equipe fundadora, que traz consigo expertise e comprovada capacidade de execução. Além disso, a empresa já havia demonstrado tração inicial. Essa combinação de uma equipe competente e experiente e um progresso tangível reduziu o risco normalmente associado a um investimento em estágio inicial. A abordagem da Biotope combina validação tecnológica com crescimento empresarial, fornecendo os recursos e a expertise necessários para escalar negócios de forma eficaz. Estamos ansiosos para trabalhar com a equipe da Typcal na próxima etapa desta jornada e apoiá-los no crescimento na Europa”, afirma Ilana Taub, Stakeholder Manager da Biotope.

Como próximos passos, a empresa trabalhará na inauguração da fábrica em Curitiba, prevista para novembro de 2025, que vai acelerar as exportações para a Europa, enquanto aguarda a aprovação da Anvisa no Brasil. Além disso, em 2026, a Typcal pretende estruturar uma rodada Série A para ampliar sua escala industrial e também seu time.

“Nos enxergamos como uma empresa de tecnologia que já desenvolve hoje o que vai transformar o mercado nos próximos 2, 3 e 5 anos. Estamos focados em impulsionar a saudabilidade e a inovação na indústria de alimentos, colocando o Brasil no mapa global das foodtechs de impacto”, destaca o CEO da Typcal.

Facebook
Twitter
LinkedIn