Guapeco garante benefícios corporativos para os “pais de pet”

A startup já beneficia cerca de 2.700 animais e deve fechar este ano com o primeiro R$ 1 milhão de faturamento

 

Os brasileiros possuem quase 161 milhões de pets, entre cães, gatos, aves, répteis, peixes e pequenos mamíferos, segundo dados da Abinpet e do Instituto Pet Brasil. O número supera a soma das torcidas do Flamengo (49 milhões), maior do Brasil, e a do Barcelona (58,2 milhões), maior do mundo.

Os gastos com a saúde e bem-estar desses animais entram no orçamento doméstico, conforme é possível observar pelos resultados da pesquisa realizada pela Quaest, onde 55% dos tutores gastam até R$ 500, e mais de 30% chega a destinar até mil reais para esses custos.

Neste cenário, a Guapeco, HRtech catarinense criada em 2020, avança como pioneira na oferta de benefício corporativo pet, visando atender às necessidades dos “pais de pet” no cuidado com a saúde de seus animais em todo o território nacional. Neste ano, a empresa cresceu 300% em comparação com 2023, com a entrada de gigantes da tecnologia e indústria, como Accenture, M. Dias Branco e Loft.

A HISTÓRIA

A história da startup começou com o resgate do gatinho Mutley, que hoje  é o mascote da empresa. A CEO e fundadora da Guapeco, Martha Rodrigues (foto em destaque), relembra que os custos para recuperar a saúde do felino foram bastante altos e daí surgiu a ideia do negócio.

“Quando criamos a Guapeco, não se falava em benefício corporativo pet no Brasil. Já havia algumas empresas no segmento de plano de saúde para animais, mas numa pegada B2C. Observamos que a empresa em que trabalhava na época possuía benefícios para cuidar da família dos colaboradores, mas em um formato tradicional, sem considerar os pets como parte do modelo familiar brasileiro. Ele não atendia à necessidade do nosso formato de família, com o gatinho para cuidar. O mercado tem evoluído para proporcionar pacotes de
benefícios mais conectados com a realidade das pessoas colaboradoras, e a pandemia acelerou bastante isso”, comenta Martha.

Através do Projeto Inova, parceria entre o Sebrae SC, Sebrae Nacional, Unifique, Raja Ventures e Bossa Invest, a Guapeco recebeu aporte de R$ 750 mil e, agora, o objetivo da empresa segue com estratégias para fortalecer e ampliar sua atuação em território nacional. Atendendo a mais de 80 empresas, entre elas a RD Station, Accenture, Grupo Stefanini, Loft, entre outras, cerca de 2.700 animais estão protegidos. Em 2024, a Guapeco triplicou o faturamento em comparação com o ano anterior e a CEO revela as projeções indicam que
startup deve fechar o ano com o primeiro R$ 1 milhão faturado.

A Guapeco se destaca com a entrega de um benefício que agrega valor a um perfil cada vez maior entre os brasileiros: família multiespécie, formada pelo núcleo familiar humano em convivência compartilhada com seus animais. Na pesquisa da Quaest, 94% dos brasileiros revelaram que têm ou já tiveram animais de estimação.

Facebook
Twitter
LinkedIn