Legaltech evolui de ferramenta de pesquisa para ecossistema completo e projeta transformação no setor jurídico

Investida da Wayra Brasil, Inspira compartilha sua nova visão multiproduto, buscando ser a parceira da rotina jurídica de advogadas e advogados

A Inspira, legaltech pioneira em tecnologia e IA jurídica, investida da Wayra Brasil (CVC da Vivo), anuncia um novo posicionamento estratégico que vai muito além do seu primeiro produto, a pesquisa de jurisprudência. Agora, oferece soluções completas para redefinir a rotina de advogadas e advogados em diferentes esferas. Com precisão de dados e informação segura e confiável, a ferramenta já salvou mais de 1 milhão de horas de trabalho manual para clientes, o equivalente a um mês de vida, para que foquem em tarefas mais importantes e estratégicas.

Historicamente, a rotina jurídica é dominada por tarefas manuais e burocráticas que consomem uma quantidade exorbitante de tempo. Advogadas e advogados chegam a gastar mais de 20 horas semanais em atividades operacionais e administrativas, como pesquisa e gestão de jurisprudência e análise de documentos. Essa carga de trabalho faz com que mais de 86% da categoria trabalhe além do horário comercial, segundo o Clio Legal Trends Report 2024. Tal ineficiência não apenas atrasa o setor, mas também intensifica a burocracia, transformando o tempo no principal inimigo da prática jurídica.

Neste cenário, a Inspira traz para o mercado uma visão inovadora, compreendendo o vasto espaço para otimizar todas as tarefas operacionais do Direito. Fundada por três advogados e um profissional de tecnologia, a legaltech nasceu da experiência real das dores e burocracias do mercado. Essa expertise permitiu que a ferramenta evoluísse para oferecer um ecossistema de soluções com tecnologia de ponta e inteligência artificial que automatizam tarefas cruciais, da pesquisa e gestão de jurisprudência e, agora, análise de documentos jurídicos.

Antes de usar a ferramenta, alguns clientes como XP, Pinheiro Neto e Itaú, dedicavam muitas horas à análise de documentos. Com o uso da solução da Inspira, esse tempo foi drasticamente reduzido, resultando em uma economia de 80% de tempo que liberou as equipes jurídicas para focar em atividades estratégicas e de maior valor, comprovando o impacto real da IA na rotina jurídica.

“Nossa solução evoluiu significativamente desde o início da nossa operação em meados de 2022: de uma ferramenta focada em pesquisa de jurisprudência, ampliamos a nossa visão para nos tornarmos workflow completo, uma ferramenta 360 que apoia advogadas e advogados desde a busca por informações até a análise estratégica de documentos, colocando a tecnologia a serviço da prática jurídica de ponta a ponta”, afirma Rafael Grimaldi (foto em destaque), CEO e cofundador da Inspira.

A Inspira fez o lançamento da nova marca em um evento exclusivo para clientes e agora lançou o rebranding para o mercado. A proposta é uma identidade menos linear e burocrática, e mais dinâmica e intuitiva, reflexo dos caminhos que a legaltech está propondo para o Direito desde sua fundação em 2021. “Este novo momento também se reflete no rebranding da nossa marca, que tem como proposta a construção de novos caminhos para o Direito, tornando-o mais fluido e dinâmico”, completa Grimaldi.

Facebook
Twitter
LinkedIn