Inspira já processou mais de 140 mil pedidos via IA, e conquistou importantes players do mercado como Vivo, BTG e Itaú e projeta expansão
A Inspira, legaltech pioneira em tecnologia e inteligência artificial jurídica, investida da Wayra Brasil (CVC da Vivo), ultrapassou 140 mil pedidos processados via Inteligência Artificial em pesquisas e análises de documentos e vem se consolidando como parceira estratégica da rotina de advogados. Entre as grandes empresas atendidas pela startup estão nomes como Tozzini Freire, Pinheiro Neto, XP, BTG, Itaú, Banco Inter e Vivo, que já experimentam ganhos de eficiência jurídica significativos. Desde o aporte recebido pela Wayra, a empresa aumentou em 76% sua base de usuários, passando de 7,5 mil em outubro de 2024 para 13,2 mil em julho de 2025.
Recentemente, a legaltech também ampliou sua oferta: de uma ferramenta focada em pesquisa de jurisprudência, a legaltech amplia sua nossa visão para ser um workflow completo, uma ferramenta 360 que apoia advogadas e advogados desde a busca por informações até a análise estratégica de documentos, colocando a tecnologia a serviço da prática jurídica de ponta a ponta.
Para Rafael Grimaldi, CEO e cofundador da Inspira, este novo ciclo é reflexo direto da maturidade do produto e do reconhecimento do mercado. “Nossa evolução vai muito além de um sistema de pesquisa de jurisprudência. Estamos construindo um ecossistema completo para que advogadas e advogados possam usar inteligência artificial para automatizar tarefas repetitivas e dedicar mais tempo ao que realmente importa: a estratégia jurídica”, afirma.
Com precisão de dados e informação segura e confiável, a ferramenta já salvou mais de 1 milhão de horas de trabalho manual para seus usuários, o equivalente a um mês de vida, para que foquem em tarefas mais importantes e estratégicas.
Startup foi selecionada para o Google For Startups AI
A Inspira acaba de ser selecionada para o Google for Startups Accelerator: AI First, um programa focado em startups que usam IA para criar soluções inovadoras. Essa participação reforça a liderança da empresa no setor de legaltech e sua aposta em IA para transformar o mercado jurídico, proporcionando a oportunidade de aprendizado e colaboração com uma rede de startups, investidores e especialistas em inteligência artificial.
Rebranding estratégico
Esse movimento de negócios também está refletido no lançamento de uma nova marca, com uma proposta de identidade menos linear e burocrática, porém mais dinâmica e intuitiva – reflexo dos caminhos que a legaltech está propondo para o Direito, desde sua fundação em 2021. “Queremos construir novos caminhos para o Direito, tornando-o mais fluido e dinâmico, preparado para acompanhar as transformações da sociedade”, encerra Grimaldi.