Medicou.net quer facilitar acesso à saúde para o interior do Brasil

Com aceleração do programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto, startup encontrou seu product market fit e cresceu 600% em 2022 

Facilitar o acesso a consultas médicas com especialistas por meio da tecnologia é o propósito da Medicou.Net, startup que tem ajudado cidades do interior do Brasil a atenderem as pessoas de forma híbrida, ampliando assim o acesso à saúde para quem precisa. Com um modelo, até aqui, 100% bootstrap, a empresa faturou R$ 240 mil em 2022, com crescimento de 600% e quer chegar a R$ 1 milhão em 2023.

Por meio de maletas que funcionam como cabines médicas, a Medicou  diminui a distância entre os médicos e a população desassistida  de localidades afastadas dos grandes centros. O material tem equipamentos que permitem que qualquer agente de saúde local inicie o atendimento presencial, realizando exames físicos, para que um especialista conclua a consulta de forma digital. Na prática, a solução permite que um mesmo médico chegue a várias localidades em um mesmo dia, já que o atendimento final é realizado remotamente. Atualmente, 5 municípios em 5 estados brasileiros são atendidos e a meta é chegar a 10 novas cidades ainda no primeiro semestre de 2022.

Fundada em Goiânia (GO) em junho de 2021 pelos médicos Marcus Lobo e Giselle Pulice, a iniciativa  nasceu a partir da observação do empreendedor ao perceber que, com o avanço da pandemia, as barreiras geográficas tornaram o atendimento médico cada vez mais escasso. A startup participou do Programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto, que visa promover ações empreendedoras em todo Brasil e conta com a parceria de três organizações referências no ecossistema de empreendedorismo: Artemisia, Wayra e Liga Ventures. O ineditismo e potencial para ampliação do acesso à saúde da empresa fez com que o programa incluísse a solução entre as finalistas do Demoday, evento que acontecerá no dia 8 de fevereiro e dará reconhecimento a ações de impacto socioambiental, que contaram com a aceleração do programa.

“Começamos como uma franquia B2B, atendendo clínicas particulares. A partir da mentoria do BNDES Garagem, compreendemos o potencial de impacto social que temos  e definimos nosso product market fit. A meta é impactar ao menos 40 mil pessoas no primeiro semestre de 2023, levando saúde de qualidade para a população por meio do Sistema Único de Saúde”, detalha Marcus Lobo, CEO da Medicou.Net.

De 2021, quando iniciou as atividades, para 2022, a empresa passou de 200 para 10 mil clientes. Com o novo foco em prefeituras, o objetivo é ajudar cada vez mais localidades a atingirem suas metas de saúde. “O Brasil carece de médicos e a nossa solução permite que a distância física não seja mais uma barreira para o atendimento adequado ao paciente. Nossa meta é expandir nossas atividades, facilitando o acesso em  regiões de vazio assistencial, chegando em regiões do Norte e do Nordeste brasileiros”, finaliza Lobo.

Facebook
Twitter
LinkedIn