Para Ana Júlia Kiss, fundadora da Humora, crescimento é motivado por três fatores: mais empresas homologando produtos, importação facilitada e inclusão no SUS
De acordo com dados divulgados no anuário de 2023 da Kaya Mind, especialista em informações, dados e insights para o setor de cannabis, cerca de 430 mil pessoas estão se beneficiando de derivados da planta para fins medicinais. Comparando com o mesmo documento do ano anterior, foram registrados cerca de 188 mil pacientes ativos no país, o que configura um aumento de 130%. Ainda de acordo com o levantamento, 219 mil pessoas adquiriram os produtos com autorização da ANVISA para importação. Para Ana Júlia Kiss, fundadora e CEO da Humora, startup que combina produtos à base de cannabis e fitoterápicos para bem-estar, “o mercado tem atraído investimentos substanciais, além das empresas emergentes, trazendo inovação e criando empregos”.
As leis e regulamentações em torno da cannabis medicinal são recentes e ainda estão sendo debatidas. Porém, em outros aspectos, os avanços já estão em curso. Ainda segundo Ana Júlia, além da melhor aceitação pela comunidade médica e pelo público em geral, o saldo de crescimento é fruto da combinação de três fatores. São eles: o surgimento de mais organizações homologando produtos – já são mais de 20 marcas disponíveis em farmácias, por exemplo -, importação facilitada e desburocratizada mediante prescrição médica e inclusão deste tipo de medicamento no SUS.
Esses elementos dão visibilidade e ajudam a desmistificar o uso da cannabis, promovendo uma conversa clara e aberta sobre seus benefícios e aplicações para a saúde, indo de encontro com a missão da Humora, com abordagem da substância no bem-estar. “Buscamos trazer de volta a reintrodução dos canabinóides em nossas vidas. Essas substâncias foram questionavelmente proibidas por um longo período, e nosso objetivo é reintegrá-las à sociedade por meio de formulações de alta qualidade, fáceis de usar e verdadeiramente inovadoras. Utilizamos a nanotecnologia de produtos à base de água que são uma grande inovação no mercado ”, destaca a CEO da Humora.
Além disso, a empresa traz os benefícios do CBD a todos, mesmo que a pessoa não apresente nenhum quadro crítico ou crônico. “Nossos itens foram desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida da população, pois são combinados com terapias fitoterápicas complementares. Eles podem ser utilizados para TPM, imunidade, líbido, sono, esgotamento e reparação física, prescritos por profissionais médicos e com autorização para importação pela ANVISA”, reforça Ana Júlia.
Com isso, apesar dos desafios, as perspectivas para o futuro são promissoras. No Brasil, o mercado da cannabis já vem demonstrando o potencial de transformação, seja pela milhares de pessoas que passaram a acessar tratamentos médicos de alívio e bem-estar, seja pela movimentação da economia.