A Omie, a plataforma de gestão em nuvem número um para PMEs, acaba de completar 6 anos. Tendo crescido quase cinco vezes nos últimos dois anos, a empresa aproveitou seu sexto aniversário para fazer barulho.
Só em 2019, lançou a primeira conta digital que é sistema de gestão em todo o mundo, a Omie.Cash; criou o Prêmio Omie de Inovação Empreendedora, que vai distribuir mais de R$ 50 mil para incentivar projetos inovadores; colocou o software contábil One.Flow para rodar ao lado de gigantes da contabilidade e se tornou uma das indicadas pelo BNDES para aumentar as chances de acesso a crédito para MPMEs.
A startup, que cresceu cerca de 107.5% ao ano desde 2016, reúne, em um só lugar, serviços financeiros, educação empreendedora e sistema de gestão – que inclui emissão ilimitada de notas e boletos, controle de estoque, CRM e integração com contador, entre diversas outras funcionalidades. Nos últimos doze meses, seus mais de 25 mil clientes já emitiram quase R$ 60 bilhões em notas fiscais – o equivalente a quase 1% do PIB brasileiro.
Conforme sua atuação se ramifica, o foco na solução de desafios dos empreendedores permanece no DNA da empresa, fundada em uma pequena “sala de guerra” por uma equipe de 7 engenheiros de software. “A Omie nasceu de uma vontade antiga de criar uma solução completa, diferente. O mercado está cheio de soluções rasas, que não atendem de fato as necessidades da pequena empresa”, afirma o CTO e cofundador da Omie, Rafael Olmos.
A empresa de software oferece soluções financeiras como a antecipação de recebíveis e a primeira conta digital que é sistema de gestão no mundo, a Omie.Cash, operando de forma disruptiva no setor de fintechs. A conta digital garantiu à empresa uma menção honrosa por inovação de produto no Global SME Finance Awards e fez com que a Omie fosse apontada como ameaça a instituições financeiras tradicionais em relatório do Credit Suisse.
O destaque alcançado pela Omie fez com que, também em 2019, a empresa levantasse uma rodada de investimentos no valor de R$ 80 milhões do fundo americano Riverwood Capital, que já investiu em empresas como 99, Mandic e VTex. Além disso, neste ano entrou pela segunda vez consecutiva no ranking das PMEs que mais crescem no Brasil.
Estratégia vencedora
Além de ter criado uma plataforma que ataca os principais problemas enfrentados pelas PMEs brasileiras – dificuldade de acesso a crédito, complexidade do sistema tributário e falta de educação empreendedora -, a Omie também acertou na receita de canais de venda. A estratégia vencedora ajuda a explicar o desempenho da empresa, que já emprega mais de 400 funcionários.
Com mais de 110 franquias espalhadas por todo o território brasileiro, Omie entendeu que, para estabelecer um relacionamento próximo com clientes em todas as regiões do país, era necessário ter representantes locais que levassem as soluções das empresas da forma certa, para os públicos certos. A empresa de tecnologia também aposta nas parcerias com mais de 15 mil escritórios contábeis, que indicam o sistema para seus clientes.
O fundador e CEO da Omie, Marcelo Lombardo, conta que a ideia nasceu de forma espontânea: “Quando ainda estávamos testando modelos de negócio, percebemos que os clientes que chegavam até nós vinham indicados por seus contadores, que tinham um ganho de eficiência de até 70% quando seus clientes usavam Omie”.
Foi assim que a empresa viu que estabelecer essa ponte entre empreendedores e contadores era determinante para apoiar o crescimento das PMEs brasileiras e para ressignificar o papel da contabilidade, setor que passa por um processo de intensa automatização.
Por esse motivo, a Omie investe em um produto completo e fácil de usar que aproxima empresários e contadores e em iniciativas de educação empreendedora para contadores, de forma que os profissionais passem a vender melhor seus serviços e atuem de maneira mais consultiva e menos operacional. Daí nasceu a Omie.Academy, plataforma de educação empreendedora que oferece cursos online nas áreas de gestão de mídias sociais, vendas, marketing e Business Process Outsourcing, entre outras.
“Chegar até aqui não foi fácil: mais de 60% das empresas fecha 5 anos após sua fundação e é com isso em mente que a Omie desenvolve suas soluções. Nosso propósito é mostrar que é, sim, possível empreender e prosperar no Brasil – principalmente quando se conta com o apoio de ferramentas que ampliam o acesso a crédito, facilitam os processos de gestão do negócio e ensinam o empreendedor a gerir sua empresa de forma mais estratégica e eficiente”, conclui Lombardo.
Sobre a Omie
Omie é uma empresa brasileira que oferece uma plataforma de gestão na nuvem para pequenas e médias empresas, que reúne em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros, combinados de um jeito fácil de usar. Lançada em 2013, a Omie se diferencia do mercado por oferecer uma solução completa e ilimitada que os usuários adoram – 99% de aprovação – e por sua atuação regional, baseada em parcerias com escritórios de contabilidade atendidos através de sua Rede de Franquias, o que a torna a única empresa do segmento a figurar entre as 100 empresas que mais crescem no país, segundo o ranking da Deloitte, ocupando o terceiro lugar. Impactar o ecossistema empreendedor, levando produtividade e prosperidade, é o propósito da marca que tem como objetivo contribuir para que todos em seu ecossistema – colaboradores, parceiros, franqueados, clientes – vivam todo seu potencial.