Startup revela 5 dicas para o primeiro milhão em sete meses

Rapaz jovem escrevendo em um quadro branco, passando dicas sobre como uma startup fez seu primeiro milhão

As taxas de mortalidade de startups no Brasil são alarmantes e chamam a atenção de quem está empreendendo ou deseja começar um negócio deste tipo: cerca de 18% das novas startups fecham em até dois anos de operação, e 67% encerram suas atividades entre dois e cinco anos, segundo pesquisa do Startup Farm.

Mas quais providências as novas startups estão tomando para driblar essas estatísticas? No caso de Thiago Lima, CEO do LinkApi – startup que automatiza a integração de plataformas para e-commerce – estudo de mercado aliado à uma boa ideia e planejamento foram essenciais para estabelecer o negócio que, em apenas 7 meses, já havia faturado o seu primeiro milhão e conquistou grandes players do seu nicho de atuação.

Faturamento não é sinônimo de maior longevidade do negócio, mas, sem dúvida, é um indicativo de que a estratégia adotada pela empresa está dando resultados e, aliado à uma gestão inteligente, é uma ótima medida para diminuir as chances de falência.

Para facilitar a rotina de empreendedores, que assim como Thiago, estão no início de operação da empresa, ou até mesmo que estão planejando a criação de uma nova startup, o CEO listou os principais pontos que ajudam a estruturar o negócio no seu primeiro ano de funcionamento.

Estudo de mercado

O primeiro passo para prevenir riscos é a escolha estratégica do mercado de atuação. “Ao criarmos o LinkApi estipulamos como meta estar presente em mercados que movimentam mais que 1 bilhão por ano. Assim, diminuímos o risco de criar algo grandioso para poucas empresas”, conta o CEO.

Valide suas ideias

Outra etapa essencial na estruturação de uma startup é a validação da ideia do negócio. Vale buscar informações de ideias similares aplicadas em outros países, realizar testes, tudo que agregue segurança, diminuindo os riscos e auxiliando, até mesmo, em aumentar o tempo de retorno do investimento.

Estabeleça métricas, acompanhe e mude-as se necessário

As métricas para mensurar os resultados devem ser estabelecidas de acordo com as especificidades de cada negócio, além disso, é importante não somente acompanhá-las como modificá-las, sempre levando em consideração as mudanças que possam ocorrer na startup e os feedbacks coletados.

Atendimento impecável

É necessário oferecer uma operação que garanta o sucesso do cliente final, e isso inclui um atendimento de qualidade. “Muitos negócios falham não por causa do produto, mas sim porque os fundadores pensam que tudo deve ser automático e self-service e se esquecem que o ponto crucial para conquistar os clientes é ter pessoalidade em seu negócio, ou seja, uma pessoa tratando com outra pessoa”, explica Thiago.

Retenção de clientes

Outra tática é pensar na estruturação do negócio de uma forma que a saída recorrente de clientes seja evitada. A venda de soluções complementares, ou de um produto exclusivo para determinado mercado são algumas das ações indicadas.

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