As taxas de mortalidade de startups no Brasil são alarmantes e chamam a atenção de quem está empreendendo ou deseja começar um negócio deste tipo: cerca de 18% das novas startups fecham em até dois anos de operação, e 67% encerram suas atividades entre dois e cinco anos, segundo pesquisa do Startup Farm.
Mas quais providências as novas startups estão tomando para driblar essas estatísticas? No caso de Thiago Lima, CEO do LinkApi – startup que automatiza a integração de plataformas para e-commerce – estudo de mercado aliado à uma boa ideia e planejamento foram essenciais para estabelecer o negócio que, em apenas 7 meses, já havia faturado o seu primeiro milhão e conquistou grandes players do seu nicho de atuação.
Faturamento não é sinônimo de maior longevidade do negócio, mas, sem dúvida, é um indicativo de que a estratégia adotada pela empresa está dando resultados e, aliado à uma gestão inteligente, é uma ótima medida para diminuir as chances de falência.
Para facilitar a rotina de empreendedores, que assim como Thiago, estão no início de operação da empresa, ou até mesmo que estão planejando a criação de uma nova startup, o CEO listou os principais pontos que ajudam a estruturar o negócio no seu primeiro ano de funcionamento.
Estudo de mercado
O primeiro passo para prevenir riscos é a escolha estratégica do mercado de atuação. “Ao criarmos o LinkApi estipulamos como meta estar presente em mercados que movimentam mais que 1 bilhão por ano. Assim, diminuímos o risco de criar algo grandioso para poucas empresas”, conta o CEO.
Valide suas ideias
Outra etapa essencial na estruturação de uma startup é a validação da ideia do negócio. Vale buscar informações de ideias similares aplicadas em outros países, realizar testes, tudo que agregue segurança, diminuindo os riscos e auxiliando, até mesmo, em aumentar o tempo de retorno do investimento.
Estabeleça métricas, acompanhe e mude-as se necessário
As métricas para mensurar os resultados devem ser estabelecidas de acordo com as especificidades de cada negócio, além disso, é importante não somente acompanhá-las como modificá-las, sempre levando em consideração as mudanças que possam ocorrer na startup e os feedbacks coletados.
Atendimento impecável
É necessário oferecer uma operação que garanta o sucesso do cliente final, e isso inclui um atendimento de qualidade. “Muitos negócios falham não por causa do produto, mas sim porque os fundadores pensam que tudo deve ser automático e self-service e se esquecem que o ponto crucial para conquistar os clientes é ter pessoalidade em seu negócio, ou seja, uma pessoa tratando com outra pessoa”, explica Thiago.
Retenção de clientes
Outra tática é pensar na estruturação do negócio de uma forma que a saída recorrente de clientes seja evitada. A venda de soluções complementares, ou de um produto exclusivo para determinado mercado são algumas das ações indicadas.