Após completar um ano do programa de fomento à startups, mais uma iniciativa pioneira da Multiplus, a companhia já colhe bons frutos. Para trilhar esse caminho, a Multiplus estudou diversas opções de investimentos em startups e criou um modelo inovador para o desenvolvimento do Programa Multiplus de Incentivo a Startups. Por meio dele, a Multiplus oferece às startups a sua inclusão na rede de parceiros e, consequentemente, exposição em seus canais de comunicação e à sua base de 19,4 milhões participantes e diversos tipos de suportes e assessorias.
“A Multiplus nasceu inovadora e nosso programa tem como objetivo disseminar esse espírito e apoiar aqueles que queiram empreender. Além disso, também é altamente positivo para nossos participantes, pois nos possibilita oferecer ainda mais opções para o acúmulo de pontos em atividades do dia-a-dia como contratação de personal trainer, compra de vinhos, venda de produtos usados, etc.”, explica Roberto Medeiros, presidente da Multiplus.
Atualmente, a Multiplus conta com seis startups em seu programa: 1) a Fitfly, plataforma digital especializada na intermediação entre alunos e personal trainers; 2) a DotPet, plataforma digital voltada ao mercado PET; 3) a CaveOn, primeiro mobile marketplace de grandes importadoras e produtores de vinhos; 4) a Lilibox, plataforma de venda online de cosméticos de grandes marcas; 5) a Dreampass, aplicativo e plataforma web para compra de ingressos para aventuras nos segmentos de ecoturismo, turismo de aventura e esportes radicais; e 6) a Chkoutme, aplicativo de checkout de pagamento para compras feitas no mobile.
O projeto tem gerado muitos resultados positivos para as startups. Um exemplo é o caso da CaveOn, que após o início da parceria com a rede de fidelidade, em setembro de 2017, aumentou suas vendas em 300% e, ao ganhar mais visibilidade e o endosso da Multiplus, conseguiu contrato com importantes fornecedores. “Fazer parte do programa é muito importante para a CaveOn por dois motivos principais. O primeiro é a tração em vendas que a Multiplus proporcionou com as suas ações de marketing. Logo no primeiro fim de semana de lançamento da parceria, ficou nítido que os participantes Multiplus tinham muita afinidade com o nosso produto. O segundo é a criação de uma base de clientes qualificada na CaveOn, resultado do trabalho de CRM e Analytics conduzido pela Multiplus, o que permite trazer consumidores com grande potencial de compras para o Aplicativo” esclarece Rodrigo Pereira, fundador da CaveOn.
“Acreditamos que criamos um modelo inovador e sustentável porque traz benefícios para toda a cadeia, gerando mais crescimento para as startups, mais opções de acúmulo de pontos para os participantes e novas frentes de negócios para a Multiplus”, acrescenta Ronald Domingues, diretor de Finanças e Estratégias da Multiplus.
Processo de seleção
A Multiplus contou com o apoio da StartSe, maior plataforma de negócios e conexão para startups do Brasil, para a seleção de projetos que apresentaram maior sinergia com os negócios da rede de fidelidade e as parcerias já mostram resultados expressivos.
No lançamento do projeto, a Multiplus recebeu a inscrição de 161 startups. Dos inscritos, 14 foram selecionados para apresentar o negócio para os gestores da Multiplus em um pitch day e, desses, 9 passaram para a etapa seguinte: negociação e montagem do modelo.
“Escolhemos startups que, assim como a Multiplus, têm um forte DNA de inovação e também foco em entregar uma melhor experiência. E para nós é muito gratificante ver a evolução dos negócios durante este ano de trabalho que tivemos juntos”, complementa Domingues.
Por conta do sucesso, a Multiplus abriu inscrições para a 2ª edição do seu Programa de Incentivo à Startups. Para esta edição, a rede de fidelidade está procurando startups dos setores: Analytics, Ciclo de Viagem, Produtos de Consumo e Meios de Pagamento.
As inscrições devem ser feitas até o dia 19/04/2018 e mais informações estão disponíveis no site da StartSe: https://startse.com/programa/programa-multiplus-startups.