A 5ª edição do StartOut Brasil, cuja missão acontecerá entre os dias 11 e 16 de novembro, selecionou 15 startups para participar do Ciclo de Imersão em Lisboa, composto por uma capacitação prévia, além de workshops, apoio de matchmaker, imersão no ecossistema de inovação de Lisboa e treinamento de pitch internacional presencial.
As escolhidas foram:
1- MOLEGOLAR, desenvolve plantas arquitetônicas baseadas em módulos que se combinam (aumentam ou diminuem) de acordo com as necessidades dos usuários;
2- RZ2 Sistemas de Gestão LTDA, desenvolvedora de uma ferramenta de padronização de serviços relacionados ao uso de checklist;
3- Biosolvit, empresa de biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos materiais;
4- Asel Tech Automação e Tecnologia Ltda, startup de engenharia e automação para detecção e localização de vazamentos em dutos de óleo e gás em tempo real;
5- Sizebay, desenvolvedora de tecnologia para recomendação de tamanhos e análise da vestibilidade de moda, a partir da dedução automática das medidas corporais dos usuários;
6- Outra Coisa, criadora de uma plataforma que alia aprendizado e diversão por meio de chat e jogo;
7- Rocket.chat, plataforma de colaboração e comunicação corporativa;
8- Labsoft Tecnologia Ltda, plataforma para controle da qualidade em processos industriais;
9- MVisia, linha de câmeras inteligentes para o controle de qualidade em linhas industriais;
10- Siteware Soluções AS, ajuda companhias a melhorarem seus resultados e baterem suas metas;
11- Conviso Application Security S.A., especializada em desenvolvimento seguro de software e análises de segurança de aplicações;
12- Implanta IT Solutions, especializada em integração de canais para extração diária e automatizada de dados de sell out e reposição de estoque;
13- Verde Ghaia, plataforma para controlar a legislação ambiental, de saúde e segurança, responsabilidade social e de gestão de energia;
14- Shelfpix, plataforma de inteligência artificial para o monitoramento de produtos em gôndolas de supermercados;
15- Fastdezine, plataforma que une fornecedores de projetos de design gráfico online e offline, mídia digital e desenvolvimento web com clientes (agências de marketing e empresas).
As 15 participantes foram selecionadas dentre 191 startups de todo o Brasil. Para se inscreverem no programa, os empreendedores brasileiros de negócios tecnológicos que desejavam realizar uma imersão no ecossistema português e expandir seus negócios para o país precisavam ter faturamento (preferencialmente acima de R$ 500 mil) ou ter recebido algum tipo de investimento.
Além disso, deveriam possuir equipes formadas por pessoas 100% dedicadas ao negócio e demonstrar capacidade de expandir-se internacionalmente sem comprometer suas operações no Brasil.
Sobre o programa
O objetivo do StartOut Brasil Ciclo Lisboa é oferecer gratuitamente um programa completo e robusto que compreenda todas as fases da internacionalização de uma startup, promover conexões genuínas em ecossistemas de inovação com potencial para novos negócios e incentivar que startups brasileiras busquem, desde o início, o mercado global.
Durante a semana em Portugal, os empreendedores terão a agenda voltada à prospecção de clientes, parceiros e investidores, e à conexão a ambientes de inovação.
Para se prepararem, as empresas participarão, ao longo das próximas semanas, de atividades como webinar com a equipe de realizadores do programa e especialistas convidados; sessões de consultoria com especialistas em expansão internacional; interação com mentores com experiência no mercado português; acesso à trilha para internacionalização de startups na Plataforma Passaporte para o Mundo da Apex-Brasil; sessões de treinamento de pitch online; e workshop presencial (warm-up).
Além disso, as cinco primeiras startups selecionadas ganharam passagem e um ingresso para o WebSummit, evento focado em inovação que ocorre entre os dias 5 e 8 de novembro em Lisboa.
Sobre o StartOut Brasil
O StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ministério das Relações Exteriores (MRE), SEBRAE e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o programa já passou por Buenos Aires, Paris, Berlim e Miami e já recebeu 49 startups.