Slang tem proposta inovadora de ensino de inglês especializado para empresas

Rafael Iapequino Slang Machine Learning

Com uma metodologia hiperpersonalizada de aprendizado da língua inglesa, plataforma online ganha espaço dentro das corporações brasileiras e agora prioriza o ensino universitário para capacitar os futuros profissionais para o uso do inglês em áreas específicas

A maior parte do conhecimento global é produzido primeiro em inglês. O que faz da proficiência no idioma uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento profissional. São milhões de conteúdos como cursos online, vídeos de treinamento, entrevistas, blogs, podcasts, livros, entre outros. Porém, atualmente mais de 90% da força de trabalho no mundo não consegue consumi-los por não falar inglês. É importante dizer que o conhecimento básico da língua também não é suficiente, isso porque no dia a dia de trabalho termos específicos de cada segmento podem se tornar grandes obstáculos no mundo corporativo.

Com isso, a Slang, startup que desembarcou esse ano no Brasil e já atende clientes como Raccoon, Sankhya, Conductor, agora mira o setor de educação como prioridade para ganhar ainda mais escala no mercado brasileiro. A empresa, que oferece uma plataforma online para aprendizagem do inglês especializado em conteúdos profissionais e técnicos, entende que algumas profissões exigem o idioma de maneira especializada para determinada área de atuação e por isso, é necessário levar a solução para as instituições de ensino técnicos e universitários.

O setor de TI, por exemplo, que nos últimos anos virou referência na exportação de mão de obra para o exterior exige proficiência do inglês técnico. E para quem almeja sair do país ou até melhorar a sua produtividade dentro do país, nada melhor que esta preparação já na graduação.

Segundo dados do Portal Indústria, a evolução da comunicação e da tecnologia favoreceu o acesso de prestadores de serviço a outras partes do mundo e a exportação de produtos e da tecnologia brasileira, em 2020, atingiu US$209,921 bilhões. No primeiro trimestre de 2021, as exportações de produtos de alta tecnologia já cresceram 4%.

Com metodologia baseada em Machine Learning, a Slang cria um fluxo de aprendizagem hiperpersonalizado que se adapta às necessidades de cada usuário considerando seu próprio desempenho. O objetivo é otimizar o tempo dos profissionais – e das empresas – ao máximo. Sua estrutura modular possibilita a combinação de tópicos para a criação de jornadas de aprendizagem para cada cargo ou função dentro das organizações. Atualmente já são mais de 130 cursos, com os quais é possível avançar tanto em conhecimentos técnicos de cada profissão ou indústria, como em cursos de soft skills e em inglês geral.

Para Rafael Iapequino, Head de Marketing da Slang na América Latina e Country Manager no Brasil (foto), ainda que as pessoas estudem inglês no colégio ou em escolas de idiomas, o conhecimento exigido no mercado de trabalho é diferente. “Em qualquer área, existem termos específicos que dificultam o entendimento dos profissionais e fazem com que eles tenham que investir tempo buscando em outras fontes a explicação que necessitam para seguirem com suas atividades de rotina. Além disso, o inglês padronizado para todos os alunos não é mais uma opção para avançar na carreira e alavancar os negócios”, afirma.

O colombiano Diego Villegas acreditava que era preciso ir além do inglês básico e do modelo one-size-fits-all de ensino para profissionais alcançarem a fluência necessária.

Na Colômbia, Diego Villegas era empresário no ramo de óleo e gás. A falta de inglês profissional sempre foi uma enorme barreira para o desenvolvimento de sua equipe, prejudicando a produtividade, retardando o aprendizado e a aquisição de conhecimento. Ainda assim, o que era vendido como “Business English” não atendia suas necessidades de comunicação dentro da indústria em que trabalhava. Em 2012, depois de negociar a venda de sua empresa para o Grupo Stork, Villegas foi aos Estados Unidos para um MBA no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Naquele momento ficou ainda mais claro para Diego como a fluência de inglês profissional é essencial. Ele testemunhou seus colegas internacionais lutando contra o mesmo problema repetidas vezes em suas empresas. No MIT, conheceu Kamran Khan, americano, especialista em Inteligência Artificial, e juntos fundaram a Slang em 2013.

“Queremos que todos os profissionais, em qualquer área de atuação, tenham acesso ilimitado ao conhecimento e possam aprimorar suas habilidades através da fluência em inglês profissional. Nestes quase dez anos, expandimos nossas operações no México, Colômbia e agora Brasil. Já somamos mais de 50 mil usuários ativos e mais de 100 empresas parceiras”, conta. “Estamos superando esses desafios com uma abordagem baseada em dados, contando com o que há de mais moderno em Machine Learning. Estamos mapeando toda a língua inglesa na velocidade da luz, conseguindo assim oferecer às empresas cursos específicos que trazem benefícios para seus negócios e seus colaboradores”, complementa Kamran Khan, cofundador da Slang.

Sobre a Slang

Slang é uma plataforma online para aprendizagem de inglês especializada em conteúdos profissionais e técnicos. Sua tecnologia modular permite criar planos de estudos dinâmicos e otimizados, de acordo com a necessidade de cada usuário, departamento ou instituição, garantindo uma experiência hiper personalizada. Em 2020, a Slang foi eleita a edtech mais promissora no Global Edtech Startup Awards.

 

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