Além da rede de investidoras anjo, participaram HT3 Investimentos, Hangar 8, Gávea Angels, 4AM Capital e Columbia Ventures
A Central da Visão, healthtech que oferece cirurgias oftalmológicas a preços mais acessíveis, anuncia a captação de um novo investimento de R$ 10 milhões para expandir o uso da tecnologia e expandir as operações, aprimorando as jornadas cirúrgicas por subespecialidades da oftalmologia. O investimento é liderado pela HT3 Investimentos e também conta com a participação do Sororitê Angel Network, maior rede de investidoras anjo do Brasil, em um follow–on após investirem na segunda rodada de captação da startup. Também fizeram parte a Hangar 8 Capital, Gávea Angels, 4AM Capital e Columbia Ventures Brazil.
“Fizemos parte da segunda rodada de investimento da Central da Visão e temos orgulho do que a startup foi capaz de atingir. Estou entusiasmada para investir mais uma vez, pois o negócio tem total sinergia com o propósito da rede anjo, com uma founder talentosa que está transformando o mercado e gerando um impacto grande na sociedade”, afirma Jaana Goeggel (foto em destaque), gestora do Sororitê Fund 1 e sócia-fundadora da Sororitê Angel Network. “Vemos uma forte potência no mercado de healthtechs, com uma demanda econômica relevante e alinhada com as principais necessidades do país. Para nós, investir em uma segunda rodada representa mais do que uma nova oportunidade financeira; é uma forma de reafirmar nosso compromisso com uma parceria de longo prazo e apoiar consistentemente o crescimento da startup. Esse follow–on destaca nossa confiança na visão da fundadora e na capacidade da Central da Visão de continuar gerando impacto positivo. Além disso, o sucesso da Central da Visão serve como uma inspiração para outras mulheres fundadoras, mostrando que, com o apoio e o investimento certos, é possível alcançar grandes conquistas e transformar setores essenciais.”
O investimento será utilizado principalmente na parte de tecnologia de jornada cirúrgica. A empresa conta com um CRM proprietário, Farol ®, que já gerencia mais de meio milhão de mensagens trocadas por mês e uma base de mais 300 mil usuários. A startup vai também usar os recursos para crescer geograficamente, afiliando clínicas em novas cidades do Brasil e aprimorando as jornadas cirúrgicas por subespecialidades da oftalmologia.
“A Central da Visão já é uma healthtech líder, com mais de 20 mil cirurgias realizadas. Tem um modelo transacional, asset light, que permite muita escalabilidade por meio da tecnologia. Hoje existem mais de meio milhão de pessoas em demanda reprimida no SUS só em cirurgia de catarata. Há um mar de oportunidades de expansão em novas cidades e clínicas. Considerando que a maioria das cirurgias de visão é relacionada à idade e que a população idosa é cada vez maior e mais longeva, o potencial de crescimento da empresa é exponencial e só aumenta com o tempo”, completa Maria Luconi, CEO da healthtech.
A Catarata é a maior demanda do SUS e mais de 500 mil pacientes aguardam na fila. A startup atua reduzindo a desigualdade e melhorando a qualidade de vida de pacientes que, cegos ou com baixa visão, seriam afastados do mercado de trabalho e do convívio social, acentuando o déficit social do país. Nesse cenário, fundada em 2017, a Central da Visão pretende chegar a 100 mil cirurgias até 2026. Começou as atividades em São Paulo e hoje está com mais de 50 clínicas afiliadas e 200 cirurgiões oftalmologistas operando em 14 estados do Brasil. Em 2023 foram transacionados R$ 27 milhões em cirurgias, gerando uma receita de R$ 5,5 milhões.