Startup ajuda desempregados a criarem currículo automaticamente

O Brasil conta com mais de 13 milhões de desempregados atualmente, além de registrar o número recorde de 28 milhões de pessoas subutilizadas, ou seja, que trabalham menos horas do que uma jornada regular de trabalho ou procuram emprego não compatíveis com seu perfil, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados ainda trazem que 4,9 milhões de candidatos simplesmente desistem de procurar emprego pelos mais diversos motivos, mas os principais são por falta de experiência, por idade ou pela localidade que mora.

Para mudar esse cenário, a Jobecam, plataforma de empregos e entrevistas gravadas que torna os processos de seleção mais eficientes e justos por meio da tecnologia de vídeo e inteligência artificial, acaba de lançar uma nova funcionalidade: a geração automática do currículo.

É bem simples. A partir do cadastro gratuito, o candidato entra na plataforma, preenche os dados pessoais, profissionais, acadêmicos e habilidades que queira destacar nos campos sugeridos. Ao finalizar a própria ferramenta gera um currículo no formato em pdf, com design e layout compatíveis com as exigências do mercado de trabalho.

Além deste documento, a Jobecam ainda oferece outras ferramentas para ajudá-lo na busca da recolocação profissional. Entre elas, está a possibilidade de gravar um vídeo currículo, com uma apresentação de 30 segundos falando brevemente sobre si; sala de entrevistas ao vivo, em que os recrutadores podem convidar os candidatos para uma conversa “ao vivo”; entrevistas gravadas para as demais fases solicitadas pela vaga e entrevistas às cegas, em que a empresa não tem acesso às suas informações e imagem, trazendo o foco exclusivo em nas habilidades.

Segundo Cammila Yochabell, CEO e fundadora da Jobecam, de nada adianta ter uma boa qualificação profissional, uma formação acadêmica invejável, uma ótima apresentação pessoal, se na hora de colocar as informações no papel o candidato se descuida do básico. “Entre os erros mais comuns estão algumas sutilezas como fonte do texto em Comics Sans, a ausência de informações de contato e os clássicos erros de português. Tudo isso faz o recrutador descartar o candidato sem dor na consciência”, complementa.

É por isso, que a plataforma acrescentou ao seu portfólio de serviços mais essa ferramenta. A ideia é trazer um serviço completo que acompanha o candidato desde da montagem de um currículo adequado, de acordo com as exigências do mercado até uma contratação por meio de entrevistas às cegas, que traz foco nas suas reais habilidades e uma seleção mais justa e humanizada.

SOBRE A JOBECAM

Fundada em 2016 pela empreendedora Cammilla Yochabell, a Jobecam é uma plataforma de empregos que otimiza os processos de recrutamento e seleção, por meio da ferramenta de vídeo e uso de algoritmos inteligentes. A ferramenta desenvolvida pela startup ranqueia os perfis mais aderentes a uma vaga a partir de palavras-chave que o recrutador delimita, acelerando em mais de 70% o processo de contratação e economizando tempo e dinheiro, tanto de candidatos quanto de recrutadores. Além disso, para tornar o processo ainda mais assertivo, as entrevistas podem ser feitas às cegas, eliminando possíveis vieses inconscientes e garantindo que sejam destacadas somente as reais habilidades do profissional.

A HRTech já recebeu investimentos de empresas como People+Strategy, BRQ Digital Solutions e do grupo Havard Business School Alumni Angels of Brazil, foi acelerada pela Oracle e participou da terceira turma do programa de aceleração do Facebook e Artemisia, que acontece dentro da Estação Hack — primeiro centro para inovação criado pela rede social americana no mundo para impulsionar startups de impacto social. Acesse jobecam . com e saiba mais.

SOBRE A CEO

Formada em Petróleo e Gás, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica em RH pela FGV Management, Cammila Yochabell é natural de Mossoró, Rio Grande do Norte. Realizou diversos cursos de extensão na área de gestão de pessoas e negócios nos EUA, Austrália e Nova Zelândia e tem mais de sete anos de experiência em Recursos Humanos, atuando como intraempreendedora em importantes multinacionais.  Seu principal propósito é promover um mundo que valorize as diferenças nas organizações e levou isto para o DNA da Jobecam.

Facebook
Twitter
LinkedIn