Não é novidade que o Facebook tem aprimorado seus algoritmos para favorecer posts com vídeos. Também não é novidade que o conceito de video-first – termo usado pelo próprio Mark Zuckerberg, se tornou prioridade na construção das estratégias de marketing. Dentro dessa tendência, o que tem chamado muita atenção é ver grandes empresas investindo cada vez mais em vídeo para se comunicar internamente.
Em análise sobre todos os vídeos contratados na EasyMovie, uma plataforma que conecta produtores audiovisuais a clientes de maneira simples, rápida e segura, 60% tinham como alvo o público interno. Se 95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor um produto ou serviço e 64% dos consumidores ficam mais propensos a comprar um produto depois de assistirem um vídeo sobre ele (segundo o State of Video Marketing, 2017), por que com os seus colaboradores seria diferente?
A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, por exemplo, passou a levar conteúdo por meio de vídeo aos seus 1.200 funcionários de uma maneira diferente e inesperada.
Profissionais que atuam em grandes empresas estão acostumados a chegar no escritório e ter dezenas de e-mails para ler. Hoje, na Ticket Log, 80% das ações de Comunicação Interna são feitas por vídeos, o que tem aumentado o engajamento dos funcionários na absorção de conteúdos e informações, muitas vezes, técnicas.
“Aumentamos consideravelmente a utilização dos vídeos nos últimos dois anos, em Comunicação Interna. Para esse processo, reunimos as áreas de Marketing e de Produtos, pois trabalhamos com muitas informações técnicas nas áreas e, por isso, muitos funcionários não tinham a visão do todo ou, até mesmo, o conhecimento sobre regras de negócio e produtos. Nossa solução foi criar uma websérie, chamada Se Liga Log, que aborda diversos temas em forma de pílulas semanais, de uma maneira informal e com humor. Essa mistura de treinamento com entretenimento trouxe mais aprendizado e resultou em feedbacks muito positivos dos colaboradores”, conta Bruna Trierweiler, Diretora de Marketing da Ticket Log.
Os vídeos para o público interno têm sido cada vez mais utilizados para treinamentos, convenções, eventos, divulgação de campanhas, lançamentos, informações de produto, dentre outros comunicados internos que têm o objetivo de transmitir conhecimento aos seus funcionários.
“O crescimento do vídeo-first em comunicação interna tem a ver com três atributos que são potencializados: memória, empatia e emoção. Muitos não sabem, mas 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro é visual e isso faz com que a gente absorva muito melhor as informações que chegam por meio de imagens. O fato é que todos nós respondemos melhor a estímulos sensoriais, e, ao unir imagem e som, nosso cérebro tende a memorizar de forma muito mais eficiente”, explica Murillo Alcântara, fundador e CEO da EasyMovie.
O empreendedor lembra que ver o presidente da sua empresa falando para você é totalmente diferente de receber um e-mail com a mensagem do presidente, que apesar de sair de uma caixa supostamente dele, você sabe que foi disparada por alguém. “Esse poder de gerar empatia leva mais proximidade entre o emissor e o receptor da mensagem, deixando mais humana e transformando o modo como ela é recebida e aceita”, enfatiza Alcantara.
Além disso, a emoção gerada pelo vídeo conecta melhor a pessoa àquela informação e aumenta a motivação e engajamento. “Na Ticket Log, o uso de vídeos com a participação dos próprios colaboradores foi um ponto primordial. Isso gera identificação e aproxima mais o time. Temos colaboradores no Brasil inteiro, e quando colocamos um vídeo do Diretor-Geral falando para aquela pessoa, a aproximação e confiabilidade da informação aumenta muito. Além disso, a comunicação por vídeo possibilita a utilização de diversos elementos que ajudam na assimilação do conteúdo.”, comenta Bruna.
A comunicação por meio de vídeos melhora o aprendizado e aumenta o engajamento. E, por isso, tem se tornado tão importante nas estratégias de grandes empresas.
Estudos mostram que 65% da população mundial é classificada como Visual Learner, ou seja, pessoas que têm facilidade em aprender por meio de informações visuais. “Os vídeos têm se tornado primordial para grandes empresas porque são a melhor forma de explicar conceitos complexos. Muito mais eficiente do que qualquer manual de instrução”, destaca o CEO da EasyMovie.
“A plataforma da EasyMovie nos ajudou a encontrar profissionais qualificados e desenvolver esses vídeos de forma ágil. Temos a segurança que vamos ter acesso a profissionais altamente competentes e capacitados para desenvolver nossos projetos de forma estratégica”, finaliza Bruna, da Ticket Log.