Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, apenas 25% dos hospitais brasileiros dispõem de tecnologia e sistemas de informação como recurso de trabalho. Ao notar a dificuldade que muitos gestores hospitalares enfrentavam com as questões administrativas associadas à organização manual de escalas, Vinicius Lima, em parceria com os médicos do Hospital Albert Einstein, criou o Escala, uma solução completa que aumenta a transparência da gestão e agiliza a elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos. Inicialmente focada na área hospitalar, a startup vem ampliando sua atuação para atender empresas de diversos setores, como transportes, varejo e limpeza.
A startup executa toda operação para médias e grandes organizações tornarem seus negócios mais ágeis e competitivos. “Em 2016, a solução foi desenvolvida dentro do Hospital Albert Einstein, junto com os médicos que sofriam as dores da gestão de escalas. Nós passamos a ser procurados por outros hospitais devido ao sucesso da implementação e, a partir daí, vimos a oportunidade de expandir essa entrega para outros setores. Assim, em 2018, ampliamos e começamos a nos dedicar à automatização de diversas fases da organização da força de trabalho em diversos tipos de empresa”, explicou o CEO Vinicius Lima.
Em outras palavras, a HRTech oferece duas soluções: o Escala Plantões, ideal para gerenciar a alocação de trabalho baseado na demanda de profissionais liberais, autônomos e cooperados, e o Escalada Jornadas, para o gerenciamento de qualquer jornada de revezamento ou fixa definidas em contratos de trabalho. Com isso, por meio da tecnologia, soluciona os problemas resultantes de métodos ineficazes de controle e planejamento, como o uso de papel, planilhas, lousas e até mesmo WhatsApp – modelos que podem gerar inúmeros prejuízos às empresas.
Segundo o empreendedor, é perceptível que com a pandemia do novo Coronavírus, as companhias evoluíram 20 anos em dias. Todos os setores da economia foram impactados e, assim, os departamentos tiverem que se adaptar para manter o time engajado, a operação rodando e ainda contratar de forma intensiva, em muitos casos. Assim, o Escala resolve adoção e transformação digital dentro das empresas, evitando passivos trabalhistas, falhas na comunicação, turnover, insatisfação do colaborador, alocação inadequada da força de trabalho, erros nos dados de pagamentos e, principalmente, tempo gasto com gestão.
Por meio de algoritmos, a plataforma gera a escala com melhor senso de justiça e verifica qualquer infração a regras trabalhistas, acordos coletivos ou regras da empresa. Além disso, conta com um dashboard de dimensionamento diário do quadro assistencial, que leva em consideração taxa de ocupação para informar áreas com sub ou superdimensionamento. “Nossa solução tira o fardo administrativo, orienta e ajuda os profissionais sobre o quanto seus funcionários estão trabalhando e se, de fato, as operações do dia a dia estão saudáveis”, complementa Vinicius.
Com modelo de assinatura mensal/anual baseado no número de usuários contratados pelo cliente, a plataforma SaaS não necessita de qualquer instalação ou comprometimento das firmas contratantes com servidores e manutenção, dado que a solução funciona na nuvem. Assim, integram com os principais programas ERP e soluções de ponto do mercado.
Disponível em plataforma da nuvem e em versão mobile na Apple Store e Google Pay, o Escala conta mais de 55 mil usuários e já impactou mais de 150 empresas, entre elas estão JSL, Amil, Luft, James Delivery, Unimed FESP e Hospital Santa Catarina.
Sobre o Escala
Fundado em 2016 dentro do Laboratório de Inovação do Hospital Albert Einstein, o Escala é uma solução completa que possibilita transparência às gestões e agilidade na elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos. Seus serviços orientam e evitam passivos trabalhistas e falhas na comunicação, turnover e insatisfação do colaborador, alocação inadequada da força de trabalho, erros nos dados de pagamentos e, principalmente, tempo gasto com gestão. Atualmente, possuem mais de 55 mil usuários e já impactaram mais de 150 empresas, entre elas estão JSL, Amil, Luft, James Delivery, Unimed FESP e Hospital Santa Catarina.