Chapecó, a capital do agronegócio em Santa Catarina começou a apresentar nos últimos anos algumas startups para o mercado nacional, atraindo também eventos, investidores e possibilidade de novos negócios para a região. Neste ambiente, um dos destaques é a Hub2b, que desenvolveu uma plataforma para integração, automatização e gerenciamento de marketplaces utilizada hoje por grandes empresas que atuam no e-commerce brasileiro, como o grupo Via Varejo (responsável pelas operações online de Ponto Frio e Casas Bahia), Americanas.com, Mercado Livre, entre outras.
Comandada pelos cofundadores Ricardo Sponchiado e Sergio Venicius Vanin e também com o apoio na gestão de Andrei Bueno Sander, sócio da 1Bi Capital (aceleradora e investidora da empresa), a Hub2b começou há cerca de cinco anos como uma ideia que Sergio teve enquanto fazia intercâmbio profissional na Índia. Na oportunidade, ele chamou Ricardo para ser sócio e validar a ideia no Brasil. Desde então, passaram por alguns dos principais programas de desenvolvimento de startups no ecossistema de Santa Catarina e hoje se tornaram uma referência na região, com cerca de 20 colaboradores, planos para expansão e novo aporte de investimentos.
Depois de dar os primeiros passos no projeto na incubadora da Unochapecó e no programa Sinapse de Inovação, mantido pela Fapesc e gerenciado pela Fundação Certi, a Hub2b ganhou consistência a partir da participação no programa de capacitação Startup SC, do Sebrae Santa Catarina, onde aprenderam uma lição: “não dá pra abraçar o mundo todo. Tem que ter uma persona bem específica senão não vendemos para ninguém”.
A solução, a partir de então, passaria a resolver o seguinte problema: os marketplaces, espécie de shopping centers virtuais, procuram agregar novas lojas para ampliar o portfólio de serviços e produtos. A dificuldade neste mercado é justamente ter um parceiro responsável por integrar as operações dessas lojas ao ambiente do marketplace, desde as imagens dos produtos, gerenciamento de pedidos e estoque, condições de preço e venda entre outros serviços.
Um dos primeiros marketplaces que receberam integrações por meio da Hub2b foi a Americanas.com, que a partir de então começou a indicar a empresa a outras lojas que iriam entrar na plataforma. “Nossa venda acabou sendo muito reativa, em função da demanda do mercado. A partir do momento que você integra uma loja dentro do marketplace podemos atender vários outros lojistas. Isso dá segurança a quem nos indica”, explica o CEO.
A empresa, que contava com quatro colaboradores em 2015, começou a ganhar escala nos últimos dois anos, a partir da entrada da aceleradora 1Bi Capital, de Chapecó, aportando recursos, estrutura e mentorias, e também com um novo modelo de precificação definido no ano passado. No ano passado, passaram a crescer 15% por quadrimestre e, em 2018, o ritmo acelerou, com expansão média de 25% só no primeiro trimestre – e a equipe chegou a 20 pessoas. O faturamento da empresa, que chegou a R$ 1 milhão em 2017, deve dobrar neste ano. “Somos o maior hub do Brasil em marketplace e sabemos que nossa solução pode ser global”, define Ricardo.