Durante a pandemia da covid-19 as empresas precisaram mudar a forma de olhar e lidar com seus colaboradores. Neste período de tantas adaptações é necessário garantir que o colaborador esteja cuidando da sua saúde mental e física, o que gera impactos tanto na sua vida profissional, como pessoal. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa de tendências de RH da Deloitte, hoje 92% dos diretores de organizações no Brasil acreditam que o bem-estar dos colaboradores é um fator importante no dia a dia e trabalham com ações de saúde corporativa.
É o caso de grandes empresas como Falconi, IFood, Gerando Falcões e Localiza, que já adotaram programas voltados à saúde do colaborador. Para Pedro Reis, sócio-fundador da VIK – startup que nasceu para ajudar as empresas a melhorarem a saúde de seus colaboradores, implementando um programa que visa transformar a vida das pessoas e das corporações -, é importante que a questão da saúde tenha deixado de ser negligenciada pelas corporações. “Quando usamos a gamificação e damos estímulos diferenciados, continuados e variados para os colaboradores ao longo do tempo, começamos a vê-los mudando o comportamento. Essa mudança impacta em vários outros problemas que a empresa pode ter, como a baixa produtividade, e até um problema mais de longo prazo que é o custo com saúde”, explica.
Pensando nisso, uma das estratégias criadas pela VIK para engajar ainda mais os colaboradores e com o slogan “Seu movimento vale ouro”, foi a criação de um programa que funciona como se as atividades físicas dos colaboradores valessem milhagens. “O programa se chama VIK Bônus. Sempre que alguém registrar as atividades no aplicativo da VIK, irá acumular bônus que podem ser trocados por cupons de descontos de até 60% e prêmios que serão oferecidos pelos parceiros da empresa. Os bônus podem ser acumulados com qualquer atividade, em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, a atividade não é restrita somente para quem já participou de outros desafios realizados pela VIK”, complementa Reis.
Além dos colaboradores ganharem saúde, tornar a atividade mais atrativa e oferecer recompensas pelo movimento do colaborador é uma ótima forma de gerar ainda mais engajamento. “Além dos produtos e descontos oferecidos pela VIK e parceiros, o cliente também poderá incluir prêmios exclusivos para os colaboradores e ter um ambiente de benefícios personalizado. Ele pode ainda pensar em ações de engajamento ao longo do ano, vinculando o acúmulo do bônus de cada colaborador e oferecendo, por exemplo, um prêmio para o colaborador que acumular mais VIK Bônus no ano, ou quem acumular mais durante o mês pode receber algum benefício em dobro”, diz.
Para Pedro Reis, um programa como este tornou-se ainda mais importante durante o período de pandemia, quando olhar para a própria saúde e para a de quem está ao redor se tornou essencial. Além disso, dentro do ambiente corporativo, cuidar dos colaboradores é uma forma de aproximá-los ainda mais da empresa. “Cada vez mais as empresas enxergam que as pessoas que cuidam da saúde física e mental, têm melhor autoestima, estão mais dispostas ao trabalho, a novos desafios. Quando uma pessoa muda um hábito de saúde, ela se sente mais empoderada. Principalmente em um período tão delicado como o da pandemia, para a empresa ter sucesso é preciso investir em quem faz a coisa acontecer”, finaliza Pedro Reis.
Sobre a VIK
Criado pelos sócios Pedro Reis e Tomás Camargos em 2016, a VIK é uma startup que nasceu para ajudar as empresas a melhorarem a saúde de seus colaboradores, implementando um programa que transforma a vida das pessoas e das corporações, combinando gamificação com técnicas de alto rendimento do esporte, além do fator social da empresa. A experiência por meio da gamificação leva entusiasmo e qualidade de vida para os colaboradores, além de proporcionar felicidade, integração e engajamento das pessoas da empresa.