Startup desenvolve tecnologia que lembra pacientes de seus exames e consultas

Qual pessoa nunca agendou um compromisso, reunião ou almoço e acabou não comparecendo por simples esquecimento? Não há quem escape dessa estatística, que aumenta quando se trata do agendamento de consultas e exames. De acordo com a health tech mineira CM Tecnologia, especialista na Jornada do Paciente, a taxa de no-show, como é conhecida a ausência do cliente em clínicas, hospitais e laboratórios, gira em torno de 10% a 30% — o que pode parecer pouco, mas só até conferirmos os custos de procedimentos médicos como um cateterismo ou uma endoscopia.

No geral, os números costumam variar de acordo com o tamanho do hospital e sua relação com seus frequentadores. Em um Centro de Especialidades do interior de São Paulo, por exemplo, somente em um mês deste ano (abril), foram feitos 1.026 agendamentos, dos quais 326 pacientes não compareceram. Ou seja, mais de 30% das consultas não foram realizadas. E os motivos para as ausências nos agendamentos são vários: de imprevistos na agenda ao simples esquecimento de um compromisso.

Em um contexto no qual todos vivemos sem espaço na agenda, investir em ferramentas de confirmação de presença é uma opção para buscar converter ou minimizar essa ausência. “Trabalhar para diminuir as taxas de não comparecimento não é uma tarefa fácil, pois nunca é possível prever exatamente a adesão do paciente. Nesse sentido, são necessários dois movimentos: o primeiro, mostrando a ele que sua consulta/exame é um verdadeiro compromisso com a clínica, e o segundo, o relembrando do procedimento marcado”, pontua o CEO da CM Tecnologia, Fernando Soares.

A falta de pacientes é algo comum, mas taxas de no-show podem se tornar uma questão quando começam a pesar no faturamento da instituição. Imagine que quinze procedimentos no valor de R$100 sejam cancelados por mês. Certamente é uma situação que afeta a receita do hospital, que acaba tendo que arcar com os prejuízos.

Solução via tecnologia
É com o problema do absenteísmo em mente que a CM tem ganhado espaço no mercado de saúde, oferecendo um novo recurso para que as instituições diminuam as marcações não confirmadas. Neste caso, a especialista na Jornada do Paciente desenvolveu um software em que o usuário é lembrado do procedimento via e-mail e SMS, tendo a possibilidade de confirmá-lo à distância. Dessa forma, o serviço acaba oferecendo mais praticidade para quem está prestes a se consultar, bem como menos trabalho para as atendentes. A ideia é que as mensagens funcionem não apenas como um pedido para que confirmem ou desmarquem o compromisso, mas lembretes para os mais esquecidos. Assim, não há desculpa para não se apresentar na clínica por falta de avisos prévios.

“Nosso software faz uma análise das respostas e atualiza o ERP da instituição automaticamente. No caso das respostas positivas, tudo segue conforme o combinado. Já com o aviso de que o paciente não poderá comparecer e cancelou o procedimento, os atendentes conseguem disponibilizar seu horário para outras pessoas no mesmo momento”, explica o CEO da CM Tecnologia.

Com a implantação, a ferramenta pode ajudar a reduzir até 60% da taxa de não comparecimento das instituições de saúde. Além disso, o envio de SMS é menos invasivo do que uma ligação, conseguindo uma taxa de 98% de abertura. A possibilidade de interação via software, vale lembrar, é boa tanto para os pacientes mais modernos quanto para as instituições — que reduzem não só os custos com ligações, mas permitem que os profissionais se dediquem a outras atividades.

Sobre a CM Tecnologia
Pioneira no sistema de agendamento online, a CM Tecnologia é uma startup de health tech que, desde 2012, tem como objetivo desenvolver soluções para melhorar a experiência das pessoas em hospitais, clínicas e laboratórios. Hoje, considerada referência na Jornada do Paciente, a empresa investe em soluções integradas de tecnologia para a saúde. A busca constante por inovação, dessa forma, gira em torno do desenvolvimento de softwares que promovem maior eficiência para sua instituição.

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