Iniciativa do Sebrae em parceria com Bossanova Investimentos tem inscrições abertas até a próxima sexta (10.09). Vencedores serão revelados durante o Startup Summit, em outubro.
Encerra na próxima sexta-feira (10) o prazo de inscrições para o Startup Invest Summit, iniciativa do Sebrae e da Bossanova Investimentos que prevê aporte de R$ 15 milhões em até 50 startups do país. Não há custo para inscrição, que deve ser feita pelo site: www.startupinvestsummit.com.br.
As startups inscritas passam por um processo de avaliação, com entrevistas feitas por um comitê especializado, que analisa nove pilares do negócio: time, perfil, escalabilidade, produto, modelo, marketing, mercado, vendas e financeiro. Os negócios mais bem avaliados seguirão para a etapa seguinte: apresentação do pitch durante o evento Startup Summit 2021, nos dias 14 e 15 de outubro, que ocorrerá em formato híbrido. Ao longo dos dois dias de evento, as bancas avaliadoras divulgarão a seleção de até 50 startups brasileiras e a quantia que receberão.
Das centenas de startups inscritas até o momento, 74% nunca receberam nenhum aporte, porcentagem que corrobora o dado da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) de 2020, que apenas 26,2% das startups brasileiras receberam algum investimento ou incentivo financeiro desde sua fundação.
De acordo com João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos, a iniciativa tem como premissa buscar por modelos de negócios inovadores B2B ou B2B2C, que sejam digitais e escaláveis. “É uma oportunidade para ajudar empreendedores a receberem investimentos de investidores altamente capacitados e com know how para dar todo subsídio necessário para que as startups evoluam e tenham conexões valiosas para atingir novos patamares e conquistarem novas oportunidades de negócios”, explica.
Mesmo com inscrições abertas para todo território nacional, o sudeste ainda é a região-origem de 48,43% das submissões, seguido pelo Sul (28,77%), Nordeste (13,11%), Centro Oeste (7,41%) e Norte, com 2,28%. “Pretendemos tornar esta iniciativa na maior ação de investimentos em startups já realizada no país. Queremos conhecer e fortalecer as startups que fazem diferença em todas as regiões brasileiras e impactam todo o ecossistema de inovação nacional”, ressalta Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae.