Startup permite que marcas e influencers criem sua própria rede social

Fundada em 2021 para oferecer serviços de gestão de comunidades, Nichoos já conta com mais de 20 mil usuários ativos

Fundada há dois anos, durante a pandemia, a Nichoos é uma plataforma de gestão de comunidades idealizada pelo economista Lucas Mendes Ribeiro, CEO da empresa. A startup permite que produtores de conteúdo, sejam eles pessoas ou empresas, criem gratuitamente e até mesmo monetizem sua própria rede social para seus seguidores mais engajados, em um ambiente 100% controlado.

Monteiro explica que criou a Nichoos ao perceber que empresas e criadores estavam fugindo das grandes redes sociais e grupos de aplicativo – seja pelo ambiente às vezes tóxico ou pela ausência de recursos melhores de gestão de comunidade. “As marcas e influenciadores fazem um trabalho árduo de captação de seguidores, mas depois não conseguem avançar no relacionamento com eles ou, pior, ficam dependentes de algoritmos para entregar seus conteúdos”.

A Nichoos oferece uma variedade de funcionalidades para impulsionar comunidades, sendo totalmente desenvolvida no modelo white label, ou seja, o usuário tem total liberdade para customizar a plataforma, incluindo o aplicativo, com a mudança de cores e a inserção do próprio logo, por exemplo. Possibilita, ainda, a criação e gerenciamento de cursos online, oferecendo aos usuários a oportunidade de compartilhar seu conhecimento com os seguidores. Os cursos podem ser oferecidos gratuitamente ou pagos.

“Nossa plataforma permite manter a audiência sempre engajada por meio de conteúdos e funcionalidades exclusivas, que não existem nas redes sociais. Além disso, endereça um problema crônico do mercado: a falta de consistência dos criadores em gerarem renda por meio do que produzem. Não queremos que eles fiquem reféns de publicações pontuais ou mudanças de algoritsmo”, reforça Ribeiro.

Além disso, a Nichoos oferece uma solução de cobranças integrada, com taxas menores que outras plataformas, para gerenciar assinaturas, venda de conteúdos e acessos diretos. Outras funcionalidades incluem um clube de benefícios personalizável, um catálogo flexível para exposição de produtos ou serviços, avaliações personalizáveis para coletar feedback dos membros da comunidade e chats diretos para facilitar a comunicação com os integrantes.

Plataforma totalmente em português
Com o objetivo de impulsionar a economia de criadores digitais no Brasil, a Nichoos tem se destacado no mercado e já atraiu mais de 20 mil usuários. Atualmente, mais de 900 influenciadores e empresas usam a plataforma, que é gratuita. A cada semana, cerca de 40 novas comunidades são abertas. Desde janeiro deste ano, já foram transacionados mais de R$ 2 milhões dentro da startup.

Um dos principais diferenciais da Nichoos é a sua plataforma totalmente em português, atendendo às necessidades dos produtores de conteúdo brasileiros. Segundo dados da consultoria Influencity Marketing Hub, mais de 9 milhões de brasileiros atuam como ‘creators’ e, no mundo, o segmento de creator economy movimentou US$ 16,4 bilhões, apresentando crescimento de mais de 40% ao ano.

“Nossa missão é capacitar as pessoas a construírem comunidades fortes e lucrativas. Estamos comprometidos em oferecer um serviço robusto e flexível, que permita aos usuários personalizar sua própria marca e criar uma experiência única para seu público. Com funcionalidades, como a venda de cursos e assinaturas na própria comunidade, estamos criando um ambiente perfeito para que elas monetizem seu trabalho de forma justa”, afirma Ribeiro. “É uma oportunidade legal no sentido de inovação, pois o tema comunidades é novo no Brasil, tem pouquíssimas plataformas no mercado”.

Sobre a Nichoos
É uma plataforma de gestão de comunidades que permite aos produtores de conteúdo criar, personalizar e monetizar suas próprias comunidades online. Com uma tecnologia robusta e funcionalidades únicas, a startup está revolucionando o mercado ao fornecer um ambiente perfeito para o crescimento e a escalada da creator economy no Brasil. A empresa foi fundada em 2021 e tem sede em São Paulo (SP), com mais de 20 mil usuários ativos em cerca de 700 comunidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn