Fundada em 2021 para oferecer serviços de gestão de comunidades, Nichoos já conta com mais de 20 mil usuários ativos
Fundada há dois anos, durante a pandemia, a Nichoos é uma plataforma de gestão de comunidades idealizada pelo economista Lucas Mendes Ribeiro, CEO da empresa. A startup permite que produtores de conteúdo, sejam eles pessoas ou empresas, criem gratuitamente e até mesmo monetizem sua própria rede social para seus seguidores mais engajados, em um ambiente 100% controlado.
Monteiro explica que criou a Nichoos ao perceber que empresas e criadores estavam fugindo das grandes redes sociais e grupos de aplicativo – seja pelo ambiente às vezes tóxico ou pela ausência de recursos melhores de gestão de comunidade. “As marcas e influenciadores fazem um trabalho árduo de captação de seguidores, mas depois não conseguem avançar no relacionamento com eles ou, pior, ficam dependentes de algoritmos para entregar seus conteúdos”.
A Nichoos oferece uma variedade de funcionalidades para impulsionar comunidades, sendo totalmente desenvolvida no modelo white label, ou seja, o usuário tem total liberdade para customizar a plataforma, incluindo o aplicativo, com a mudança de cores e a inserção do próprio logo, por exemplo. Possibilita, ainda, a criação e gerenciamento de cursos online, oferecendo aos usuários a oportunidade de compartilhar seu conhecimento com os seguidores. Os cursos podem ser oferecidos gratuitamente ou pagos.
“Nossa plataforma permite manter a audiência sempre engajada por meio de conteúdos e funcionalidades exclusivas, que não existem nas redes sociais. Além disso, endereça um problema crônico do mercado: a falta de consistência dos criadores em gerarem renda por meio do que produzem. Não queremos que eles fiquem reféns de publicações pontuais ou mudanças de algoritsmo”, reforça Ribeiro.
Além disso, a Nichoos oferece uma solução de cobranças integrada, com taxas menores que outras plataformas, para gerenciar assinaturas, venda de conteúdos e acessos diretos. Outras funcionalidades incluem um clube de benefícios personalizável, um catálogo flexível para exposição de produtos ou serviços, avaliações personalizáveis para coletar feedback dos membros da comunidade e chats diretos para facilitar a comunicação com os integrantes.
Plataforma totalmente em português
Com o objetivo de impulsionar a economia de criadores digitais no Brasil, a Nichoos tem se destacado no mercado e já atraiu mais de 20 mil usuários. Atualmente, mais de 900 influenciadores e empresas usam a plataforma, que é gratuita. A cada semana, cerca de 40 novas comunidades são abertas. Desde janeiro deste ano, já foram transacionados mais de R$ 2 milhões dentro da startup.
Um dos principais diferenciais da Nichoos é a sua plataforma totalmente em português, atendendo às necessidades dos produtores de conteúdo brasileiros. Segundo dados da consultoria Influencity Marketing Hub, mais de 9 milhões de brasileiros atuam como ‘creators’ e, no mundo, o segmento de creator economy movimentou US$ 16,4 bilhões, apresentando crescimento de mais de 40% ao ano.
“Nossa missão é capacitar as pessoas a construírem comunidades fortes e lucrativas. Estamos comprometidos em oferecer um serviço robusto e flexível, que permita aos usuários personalizar sua própria marca e criar uma experiência única para seu público. Com funcionalidades, como a venda de cursos e assinaturas na própria comunidade, estamos criando um ambiente perfeito para que elas monetizem seu trabalho de forma justa”, afirma Ribeiro. “É uma oportunidade legal no sentido de inovação, pois o tema comunidades é novo no Brasil, tem pouquíssimas plataformas no mercado”.
Sobre a Nichoos
É uma plataforma de gestão de comunidades que permite aos produtores de conteúdo criar, personalizar e monetizar suas próprias comunidades online. Com uma tecnologia robusta e funcionalidades únicas, a startup está revolucionando o mercado ao fornecer um ambiente perfeito para o crescimento e a escalada da creator economy no Brasil. A empresa foi fundada em 2021 e tem sede em São Paulo (SP), com mais de 20 mil usuários ativos em cerca de 700 comunidades.