Startup portuguesa de impacto social chega ao Brasil

Ser um mecanismo abrangente para organizações sem fins lucrativos angariarem fundos online de uma forma rápida, eficaz e com baixo custo. Foi com esse objetivo que o empreendedor português Marco Barbosa fundou, em 2014, a eSolidar, plataforma de impacto social que oferece às instituições de caridade ferramentas fáceis para atrair recursos e aumentar a visibilidade, que acaba de chegar no Brasil.

Com 50 mil usuários cadastrados, a startup conta com mais de 800 entidades de solidariedade registradas em sua plataforma, quase 2 milhões em reais arrecadados para causas sociais, mais de 10 grandes marcas que fazem parte do eSolidar Business com o objetivo de torná-las socialmente mais responsáveis engajando seus colaboradores e comunidade. Além disso, conta com cerca de 1000 celebridades parceiras, incluindo o festival Rock in Rio, a companhia aérea TAP Air Portugal, o jogador Cristiano Ronaldo e as cantoras Lady Gaga e Katy Perry.

“Somos um ecossistema solidário, que se torna mais forte por meio de uma interface fácil de usar, conectando a comunidade solidária, permitindo transparência total e rastreabilidade dos donativos e do seu impacto. Doadores, instituições de solidariedade, causas e projetos se beneficiam dos serviços possibilitados por meio da tecnologia para angariar fundos solidários”, resume Barbosa.

Como funciona

Após um cadastro simples e gratuito, a plataforma permite que os interessados apoiem causas da maneira mais confortável possível, seja com compras nas mais de 220 lojas vinculadas às organizações sem fins lucrativos, com a aquisição de um dos mais de 2.330 produtos disponibilizados ou ainda participando de leilões de experiências únicas com artistas e artigos exclusivos.

“As organizações sem fins lucrativos passam a maior parte do seu tempo tentando angariar fundos para garantir a sua sustentabilidade, em vez de estarem focadas no cumprimento da sua missão. A eSolidar reúne, num só lugar, uma comunidade solidária – os que precisam de ajuda e os que querem ajudar. Ou seja, é uma forma rápida, fácil e barata para que essas instituições de caridade captem recursos”, explica Barbosa.

O empreendedor ressalta que startup garante uma conduta íntegra e de transparência junto das comunidades que serve, mantendo sistemas de controle interno adequados à prevenção e detecção de fraudes ou irregularidades.

“Garantimos a conformidade de todas as organizações sem fins lucrativos registradas na eSolidar por meio de um processo exigente, assegurando que estão legalmente criadas, operacionais, com um propósito social e que não tenham qualquer relação com ódio, violência ou atividade ilegal”, enfatiza.

Empresas

Segundo a consultoria americana IO Sustainability, os programas tradicionais de filantropia corporativa aumentam o envolvimento dos funcionários em 8%, a produtividade em 13%, diminuem a rotatividade em até 50% e geram 2,5 vezes mais receita. Além disso, 78% dos jovens afirmam que se sentem mais satisfeitos trabalhando em empresas que apoiam causas sociais, 90% querem usar suas habilidades para ajudar e 75% dos funcionários querem participar de programas de doação e voluntariado da sua empresa.

De olho nesse cenário, em 2017, a startup lançou a eSolidar for Business, uma solução que permite que as empresas se envolvam, capacitem e conectem os seus funcionários, enquanto ampliam o impacto social e suas estratégias de responsabilidade social corporativa.

“Para as empresas, a eSolidar permite criar as estratégias de responsabilidade social e ao mesmo tempo alavancar o marketing da companhia e o seu branding perante as novas gerações”, destaca o CEO da startup.

Na plataforma, as causas podem criar páginas institucionais para receber donativos e ainda vender produtos, criar campanhas de crowdfunding e realizar leilões solidários de itens e experiências especiais.

“Muitas empresas estão hoje preocupadas com valores como a integridade e desenvolvem códigos éticos para promover o comportamento responsável dos seus funcionários. Sentimos que podemos ajudá-las a atender a linha tripla que expressa as expectativas das partes interessadas em relação a contribuição da empresa para o lucro, o planeta e as pessoas”, pondera Marco Barbosa.

Acesse www.esolidar.com e junte-se a maior comunidade solidária.

Facebook
Twitter
LinkedIn