Ao chegar no mercado, uma startup conta com objetivos e desafios bem diferentes de uma empresa tradicional. Enquanto empresas “normais” têm como foco principal o lucro e a concorrência, as startups precisam se consolidar dentro de um modelo de negócios inovador, mostrando ao mercado que chegaram para ficar, por meio de produtos ou de serviços que gerem valor.
Em razão dessas particularidades, as startups precisam de um tempo maior de maturação enquanto negócio e, justamente por isso, contar com um investidor pode fazer toda a diferença para que a empresa sobreviva, ou mesmo, consiga alavancar no mercado. Na hora de encontrar um investidor, no entanto, o caminho pode ser bastante tortuoso. Por isso, ter algumas estratégias e adotar algumas medidas podem significar um diferencial na hora de causar uma boa impressão e conseguir o investimento necessário para o seu negócio. Quer conhecer algumas formas de impressionar um investidor de verdade? Então, não deixe de conferir.
1. Tenha um bom plano de negócios
Há quem questione a elaboração de Planos de Negócios para as startups. Afinal, nem sempre a metodologia de um Plano de Negócios se aplica ao universo dessas empresas, tornando a ferramenta pouco eficiente para a realidade desses tipos de empresas. No entanto, existem diversas metodologias para a elaboração de um Plano de Negócios e, algumas delas, acabam sendo mais úteis para a realidade das startups. É o caso, por exemplo do Canvas Business Model, uma metodologia que vem dando super certo para as startups. O Plano de Negócios é uma ferramenta que auxilia o empreendedor a avaliar a viabilidade do seu projeto. Logo, chegar para o seu investidor demonstrando que a sua startup de fato é viável já significa alguns passos à frente, além de ser uma ótima maneira de causar uma boa impressão.
2.Capriche no seu pitch
Um dos erros mais comuns realizados por empreendedores na hora de apresentar seu negócio é perder horas explicando ao investidor porque aquele modelo de negócios é de fato inovador. Um bom pitch consiste em uma apresentação concisa que, principalmente, demonstra que sua ideia é viável e tem potencial para se desenvolver. Mais do que inovadora, sua startup precisa se mostrar convincente, ou seja, provar que seu projeto tem condições de se consolidar no mercado. Na hora de apresentar sua startup a um investidor tenha em mente em ser breve e sucinto, mantendo o foco na potencialidades de desenvolvimento do seu negócio.
3. Conte com a forcinha de uma assessoria de imprensa
Durante muito tempo, pequenos empreendedores que atuavam dentro e fora do universo das startups consideravam a assessoria de imprensa uma espécie de serviço totalmente fora do orçamento e da realidade de seus negócios. No entanto, a assessoria de imprensa mudou bastante nos últimos anos. Com o desenvolvimento das tecnologias e da mídia digital, além de serviços bem mais acessíveis, o empreendedor também já tem serviços de assessoria de imprensa para startups especializados e focados nesse segmento.
Ter uma notícia na imprensa sobre o seu negócio pode significar um belo upgrade no seu pitch. Afinal, se sua empresa é interessante para a mídia, significa que ele é interessante para o público. E, naturalmente se é interessante para o público, sua startup conta com um bom mercado em potencial. Quando se tratar de impressionar um investidor, ter um clipping pode significar algumas casas na frente na hora de negociar um bom investimento.
Muitos empreendedores apostam em um discurso apaixonado sobre as suas ideias inovadoras na hora de impressionar investidores e acabam se frustrando com os resultados. Tempo é um recurso escasso para todos, por isso, seja objetivo e certeiro na hora usar seu tempo (e do seu futuro investidor) para mostrar que mais do que uma grande ideia, sua proposta de negócio tem futuro!