Startups de Direito avançam na pandemia e impulsionam a aceleração digital

A Previdenciarista –  plataforma de consultoria especializada em Direito Previdenciário para advogados – cresceu 100% em 2020 e contabilizou mais de 1,5 milhão de cálculos previdenciários

Com as limitações físicas impostas pela pandemia e os desafios do trabalho remoto, muitos setores, até os mais conservadores, viram a necessidade de buscar soluções digitais inovadoras para atender a demanda de maneira rápida e eficiente. Para o judiciário não foi diferente e os escritórios de advocacia e tribunais também estão se adequando a novas ferramentas tecnológicas. Isso tem impulsionado o avanço de startups de direito como a Previdenciarista,  plataforma de consultoria especializada em Direito Previdenciário para advogados, que cresceu 100% em 2020, com a realização de mais de 1,5 milhão de cálculos previdenciários.

De acordo com Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, são mais de 150 dessas startups no mercado brasileiro. Fundada em fevereiro de 2013, a Previdenciarista é uma plataforma inteligente que oferece serviços para que os advogados economizem tempo e dinheiro com as rotinas previdenciárias.  Segundo Renan Oliveira (foto ao lado), advogado e cofundador do Previdenciarista, eles começaram com um site pequeno, reunindo mais de 200 modelos de petições para auxiliar advogados previdenciaristas. “Inovamos, modificamos, implementamos novas tecnologias e desenvolvemos mais ferramentas capazes de auxiliar ainda mais o advogado”, comenta.

Judiciário aposta em inovação

Com mais de 9 mil clientes, a Prev segue investindo em inovação para facilitar ainda mais o dia a dia dos advogados, como uma plataforma referência do setor. “O maior diferencial do Previdenciarista hoje é oferecer aos nossos clientes uma plataforma SaaS com tecnologia para inovar no Direito, além da segurança dos dados – todas as petições e cálculos dos clientes são salvos na nuvem”, diz.

Em pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), cerca de 90% das empresas aderiram ao home office em 2020. Com isso, muitos profissionais aderiram à novas tecnologias. E, segundo o Datafolha, atualmente, 45% dos advogados utilizam algum software de gestão de processos em seu trabalho.

As tecnologias como a do Previdenciarista chegaram também nos tribunais. Atualmente, há pelo menos 13 deles no país, como o Supremo Tribunal Federal (STF), que já utilizam algum tipo de robô para trabalhos repetitivos ou inteligência artificial para tarefas como sugestão de sentenças e indicação de jurisprudência. “Os profissionais do setor não podem ficar para trás nisso, pois correm o risco de ficarem obsoletos em suas atividades diárias”, completa o cofudador.

Escritório em nuvem

Se antes os advogados tinham uma rotina mais analógica, onde quase tudo era feito no papel e em pilhas de processos físicos, agora estes profissionais podem contar com os meios digitais e transformam tudo em um grande “escritório virtual”. “A ideia principal era montar uma plataforma completa para o atendimento do cliente previdenciário. Nosso objetivo era que, de posse do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS do seu cliente, o advogado pudesse enviar isso e o sistema, automaticamente, calcularia todos os benefícios possíveis”, revela Átila Abella (foto em destaque), advogado e cofundador da plataforma.

A startup disponibiliza o modelo de escritório em nuvem e arquivo de documentos, processos e dados de escritórios e advogados e mais de 3 mil modelos de petições, capazes de serem preenchidas automaticamente. Atualmente, a principal ferramenta da plataforma é a calculadora de aposentadoria, capaz de computar os registros trabalhistas da vida toda do segurado em menos de cinco minutos. Em 2020, a plataforma anunciou ter batido a marca de 1,5 milhão de cálculos previdenciários para mais de 400 mil segurados do INSS, e registraram mais de 7,5 milhões de visitas e cerca de 10 milhões de visualizações de páginas.

“Continuamos acreditando na necessidade de melhorias dentro dos escritórios e nas tarefas do dia a dia do advogado, é por isso que investimos e continuamos aumentando a tecnologia de nossa plataforma e levando a Lawtech para o país inteiro”, finaliza Renan.

Sobre o Previdenciarista
O Previdenciarista é uma plataforma de cálculos e petições de Direito Previdenciário para advogados. Com mais de 10 mil assinantes, o site coloca à disposição uma ferramenta que calcula os benefícios previdenciários dos seus clientes a partir do envio do CNIS para a plataforma, indica a melhor aposentadoria e, dentro desse benefício, entrega as melhores petições pré-preenchidas para o caso concreto. O Previdenciarista está no ar desde 2013 e foi desenvolvido a partir dos mais de 15 anos de experiência dos seus fundadores; Renan Oliveira e Átila Abella. Em 2020 realizou mais de 1,5 milhão de cálculos previdenciários para mais de 400 mil segurados do INSS.

Facebook
Twitter
LinkedIn