Startups focadas em serviços públicos crescem quase 500% em seis anos

Apenas para facilitar e promover as compras púbicas, Govtechs movimentam cerca de 12% do PIB brasileiro

A inovação tecnológica possibilita o aprimoramento de produtos e serviços a partir de soluções digitais. Com a evolução de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA), novos tipos de startups conquistam o mercado em segmentos cada vez mais específicos, como as Govtechs.

Essas startups são conhecidas por desenvolverem soluções voltadas para a gestão pública em setores como educação, saúde, segurança, infraestrutura e mobilidade urbana, em um mercado que se encontra em proeminente expansão.

É possível apontar 5 motivos que comprovam a expansão das Govtechs no Brasil.

1. Crescimento de quase 500%

A identificação de grandes oportunidades de negócio no setor público resultou em um expressivo crescimento da atuação das Govtechs no Brasil. De acordo com dados do mapa Govtech 2024 produzido pela BrazilLab, o segmento teve aumento de 493% nos últimos seis anos, considerando dados do mercado entre 2018 e 2024.

2. Movimenta 12% do PIB

A consolidação das Govtechs está em curso no país, com o segmento ganhando força e expressividade em ambientes de inovação tecnológica. Além disso, essas startups desenvolvem soluções para o maior comprador de produtos e serviços em todo o país, que é o setor público. Dados do governo federal atestam que as compras realizadas pelo setor correspondem a 12% de todo o PIB do Brasil.

3. Oportunidade de negócio

Com o mercado em pleno desenvolvimento, as Govtechs representam uma oportunidade de negócio a ser explorada. Mesmo com o expressivo crescimento nos últimos anos, o mercado necessita de novas soluções e ferramentas para resolver problemas pertinentes ao setor público.

4. Leis de incentivo

Além de uma incessante demanda por soluções digitais, o setor público possui um arcabouço regulatório que favorece a criação de Govtechs. Por meio de incentivos fiscais e de financiamentos, essas startups são acolhidas pela Política Nacional de Inovação,  Lei da Inovação e Lei do Bem.

5. Modernização do serviço

O serviço público incentiva a modernização dos serviços através da digitalização de documentos e do uso de programas digitais para o gerenciamento de dados, por exemplo. Essa evolução é protagonizada por soluções criadas a partir de Govtechs, que têm gerado impacto significativo para os municípios e, principalmente, para os cidadãos.

No entanto, ainda há espaço para a promoção da modernização dos serviços públicos em segmentos que ainda não investem em soluções digitais, como hospitais públicos e secretarias de saúde em pequenas cidades. E essa lacuna representa a oportunidade para o desenvolvimento de negócios a partir de Govtechs.

Facebook
Twitter
LinkedIn