Em rodada Série A, energytech de soluções de gestão e monetização para redes de recarga recebe aporte do fundo MultiCorp 2, da MSW Capital
Visando levar mais tecnologia e interoperabilidade para um mercado promissor, mas que ainda convive com a pouca infraestrutura no Brasil, a VoltBras, startup que oferece soluções de gerenciamento e pagamento de recarga para carros elétricos, levanta R$12 milhões em rodada séria A de investimento, liderada pela MSW Capital, através do fundo MSW MultiCorp2. Domo Invest, Perseo (CVC da Iberdrola Espanha) e EDP Ventures, que investiram em rodadas anteriores acompanharam a rodada, reforçando o êxito da startup.
Fundada em 2018 por Bernardo Durieux, Carlos Eduardo Libardo, Eduardo Henke e Rodolfo Levien, a VoltBras surgiu para suprir a necessidade do setor de mobilidade elétrica no Brasil, contribuindo para desenvolvimento deste segmento que segue em ascensão. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), houve um aumento de 43% nas vendas de carros elétricos em 2022. Outro levantamento, feito pela consultoria Boston Consulting Group, prevê um crescimento de 160 vezes na frota de veículos elétricos plugáveis e veículos elétricos à bateria até 2030. No entanto, o estudo também ressalta que será necessário um investimento de R$ 14 bilhões em infraestrutura de carregamento para mobilidade elétrica até 2035, para atender a demanda.
Com o objetivo de trazer mais dinamismo e uma infraestrutura mais sólida ao mercado de eletromobilidade, a VoltBras possibilita a gestão de pontos de recargas de veículos através de plataforma white label que proporciona o total controle e liberdade para criar modelos tarifários personalizados e adaptados ao modelo de negócios e ao público de seus clientes. Com ele, é possível atualizar os custos em tempo real e acompanhar os lucros da rede de recargas, entre diversas outras possibilidades.
Para os motoristas a Voltbras possibilita acompanhar o histórico de recargas, planejar novos abastecimentos e desbloquear equipamentos para uso, tudo por meio de um aplicativo com a marca do cliente. Atualmente, a startup conta com diversos clientes, entre eles: Ipiranga, WeCharge, Neoenergia, Multiplan e EDP.
“O mercado de eletromobilidade no Brasil está em forte e constante crescimento. Por ter uma tecnologia customizável e compatível com diferentes fabricantes de carregadores, a VoltBras está em uma posição estratégica que nos permite aproveitar as oportunidades atuais, bem como as que vão surgir com o crescimento desse mercado. Com esse investimento, vamos fortalecer ainda mais nossa tecnologia, promover a base atual e expandir nosso suporte de vendas para a conquista de novos clientes. Estamos comprometidos em proporcionar a melhor experiência, desde o gestor/operador até o consumidor final, conquistando cada vez mais mercado junto aos nossos parceiros”, comenta Bernardo Durieux, CEO e fundador da VoltBras.
À frente da captação está a gestora MSW Capital, que lidera o deal pelo seu fundo multi-corporativo, que tem como investidores grandes Corporações como: Baterias Moura, BB Seguros, Embraer e AgeRio. O investimento na VoltBras faz parte da estratégia da MSW Capital de investir em negócios com sinergia de seus investidores, sendo a transição energética uma importante vertical para todos eles.
Para Richard Zeiger, sócio da gestora, “a VoltBras tem muitas características que um investidor de risco deseja em um negócio: clientes de grande porte, uma solução tecnológica extremamente necessária em um mercado que está começando a nascer e vai crescer impulsionando a descarbonização dos transportes. E, acima de tudo, 2 fundadores que antes de mais nada são velejadores profissionais e saberão navegar em novos mares”.
Sobre a VoltBras
A VoltBras desenvolve tecnologia para viabilizar e expandir negócios na mobilidade elétrica, com soluções de gestão e pagamento de recargas em eletropostos. Com soluções customizáveis white label para redes de recarga, as conecta com usuários e motoristas. Fundada em 2018, recebeu aporte da Domo Invest, uma das principais gestoras de Venture Capital no Brasil, EDP Ventures e Perseo – Neoenergia, ambos CVCs Português e Espanhol respectivamente e recentemente da MSW Capital.
Sobre a MSW Capital
A MSW Capital é uma gestora de venture capital especializada em Corporate Venture Capital que investe em startups nos estágios iniciais. É a primeira gestora no Brasil a olhar para grandes empresas como parceiras de negócios e a estruturar e gerir fundos de corporate venture capital multi-corporativos ou proprietários. Dedicada a potencializar a relação entre corporações e startups, baseada em relação de confiança e voltada para gerar valor para ambos. Entre seus principais clientes/investidores estão corporações como: Banco do Brasil, Embraer, Microsoft, Bayer, Algar, Moura Baterias, Banco BV, Qualcomm, Monsanto, Age-Rio e BB Seguros. E, entre suas principais investidas estão: Olivia, Car10, Carflix, Tbit, Árvore Educação, Taranis e Fabric.
Foto em destaque
Da esquerda para a direita: os co-founders Bernardo Durieux, Carlos Libardo e Rodolfo Levien