Transformando pequenos negócios: como a IA pode facilitar vendas para o governo

Por Leonardo Ladeira, CEO do Portal de Compras Públicas*

Imagine poder dedicar menos tempo às tarefas repetitivas e mais tempo ao que realmente importa: pensar nas melhores estratégias para crescer o seu negócio. É exatamente isso que a inteligência artificial (IApode fazer. Com a IA, pequenas empresas conseguem otimizar sua participação, por exemplo, em licitações públicas, simplificar processos e construir estratégias para competir com empresas de todos os portes.

Para começar, vamos falar do básico: a inteligência artificial nada mais é do que um conjunto de tecnologias que simulam habilidades humanas – como entender dados, prever tendências e até conversar com clientes. E ela já está mais presente no seu cotidiano do que você imagina.

Um estudo recente revelou que mais de 74% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras já utilizam IA em algum nível. Desde o chatbot que responde seus clientes até a análise de desempenho financeiro, a IA está moldando a forma como fazemos negóciosPara as pequenas empresas, entender e aproveitar o potencial da IA nas licitações significa ganhar agilidade, reduzir custos e estar um passo à frente em um mercado altamente competitivo. No entanto, é essencial adotar cuidados específicos, como a checagem e avaliação das informações e a utilização de plataformas seguras e confiáveis.

Como otimizar processos com inteligência artificial?

IA não é só para grandes corporações. Pequenas empresas também podem se beneficiar – e muito – dessa tecnologia em processos de licitação. Veja a seguir:

1. Transforme o trabalho repetitivo em algo rápido e prático: Sabe aquela busca incansável por editais de licitação que realmente interessam para o seu negócio? Algumas ferramentas de IAcomo Busca Pro do Portal de Compras Públicas ou o ChatGPT, já conseguem fazer. Elas são capazes de filtrar, com precisão, as oportunidades que podem melhor se adequar ao seu negócio, permitindo que sua equipe foque no que importa: pensar em propostas que realmente brilham. Imagine só: em vez de gastar horas procurando o edital certo, já visualizar rapidamente aqueles compatíveis com o perfil da sua empresa.

2. Use a inteligência competitiva a seu favor: Ter acesso a dados sobre a concorrência e o mercado é como ter uma bússola que aponta para as melhores oportunidades. Com ferramentas de IAcomo o Gemini, você pode analisar dados de licitações passadas, identificar padrões de concorrência e se preparar melhor para as próximas disputas. Quer entender como a concorrência se posiciona ou qual tipo de proposta tem mais chance de vencer? A IA pode entregar insights que fazem a diferença na hora de tomar decisões estratégicas.

3. IA para decisões que levam a melhores resultados: Precisa de suporte para tomar decisões estratégicas em tempo real? É aí que entra o Copilot. Imagine ter uma espécie de “consultor digital” que se baseia em dados históricos e tendências para sugerir abordagens vencedoras. Com essa tecnologia, é possível  personalizar suas propostas de forma assertiva, tornando-se uma empresa ainda mais competitiva e atraente nas licitações.

Apesar disso, embora a inteligência artificial possa otimizar processos e trazer eficiência, é importante estar atento a alguns cuidados fundamentais, como:

a) Revisão das informações: A IA é inteligente, mas ainda precisa de supervisão humana. Validar e checar os dados é crucial para garantir precisão e evitar erros. b) Proteção de dados: Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), qualquer empresa que utilize IA para lidar com informações de licitações deve ter processos de segurança robustos para proteger dados sensíveis. c) Uso de plataformas confiáveis: Certifique-se de que as ferramentas utilizadas são seguras e bem recomendadas, evitando vazamentos de informações e protegendo a integridade dos dados. d) Práticas éticas: A ética deve ser central em qualquer aplicação de IA. Certifique-se de que a inteligência artificial está sendo usada de maneira justa, sem discriminação ou manipulação. Isso inclui garantir que os algoritmos não criem resultados tendenciosos, o que pode prejudicar a sua participação nas licitações.

Pequenas empresas têm, sim, uma chance enorme de crescer e se destacar com o uso de IA. Com a estratégia certa e os cuidados adequados, sua empresa pode fazer parte do grupo de inovadores que usa a tecnologia para alcançar novos patamares de eficiência e competitividade.

 

*Leonardo Ladeira é analista de sistemas especializado em aplicações para ambientes web. Desde 1999 atua desenvolvendo soluções tecnológicas SaaS (Software como serviço) focadas em auxiliar a gestão pública. Em 2016 fundou o Portal de Compras Públicas, um dos principais marketplaces de licitações do Brasil.

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