Violação de dados pessoais, perda de dados e fraudes são as principais dores das empresas na troca de mensagens via apps, diz presidente da Tuvis
Sete em cada 10 usuários utilizam serviços de mensagens e aplicativos como WhatsApp para trabalhar, e 68% deles consideram o WhatsApp o método mais fácil de entrar em contato com as empresas. Os dados, de um levantamento interno da Tuvis, startup de tecnologia que integra os principais sistemas de CRM, como Salesforce e Microsoft Dynamics 365, com o WhatsApp, mostram a importância da segurança e do compliance no ambiente digital.
Esse foi um dos temas mais discutidos durante o Mind The Sec, um dos maiores eventos do mercado de cibersegurança da América Latina, que reuniu especialistas e representantes de empresas do setor para trazer as discussões relevantes sobre o tema, recentemente em São Paulo. No caso do WhatsApp, a conversa ganha ainda mais força. Afinal, são mais de 500 milhões de conversas por dia entre pessoas e empresas no WhatsApp, e há um crescimento de 251% no volume de mensagens trocadas entre marcas e clientes no primeiro trimestre de 2021, de acordo com dados da Kantar, Meta e do Banco do Brasil.
“Os números evidenciam que as empresas precisam contar com uma governança que contemple a segurança na troca de mensagens no ambiente digital, a partir de políticas de uso de apps que devem se adequar ao perfil de risco dos usuários, garantindo acesso e preservação de dados nas comunicações eletrônicas e evitando prejuízos financeiros às empresas em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), destaca Déborah Palacios Wanzo, presidente e co-fundadora da startup, que apresentou a palestra “Como superar os riscos de segurança e compliance no WhatsApp”.
Segundo Deborah, os principais riscos de segurança no WhatsApp para as empresas são a violação de dados pessoais (uso para fins maliciosos, como roubo de identidade, fraude financeira ou extorsão); o uso indevido da conta (se a conta do WhatsApp for comprometida, invasores podem enviar mensagens fraudulentas usando a identidade do usuário, prejudicando sua reputação e a confiança de seus contatos); a privacidade comprometida (mensagens privadas podem ser interceptadas, contas podem ser invadidas e informações sensíveis podem ser expostas a terceiros); e a propagação de malware (pode levar à perda de dados, roubo de informações confidenciais e até mesmo à paralisação do dispositivo).
Com dois bilhões de usuários ativos no mundo, o WhatsApp conta com 197 milhões de usuários brasileiros (2022), representando 93,4% de penetração no mercado nacional. Em razão desse alto volume de capilaridade, é essencial que as empresas contem com segurança na troca de dados, mensagens e informações pelo app. “A Tuvis é reconhecida por fornecer soluções de tecnologia que garantem a segurança da informação e compliance no WhatsApp, pois o ambiente digital é suscetível à violação de dados pessoais, fraudes financeiras e outras atividades ilícitas”, diz Deborah, que também foi mediadora do painel “Modelos de Governança e Gestão de Riscos Cibernéticos”, que teve como painelistas Amanda Trigo, CISO da Allianz Brasil e Roberta Gamenho, Gerente de Privacidade do Bradesco.
SOBRE A TUVIS
Fundada em 2019 pelos empresários Yanir Calisar e Deborah Palacios Wanzo, Tuvis é uma plataforma tecnológica que integra o CRM ao WhatsApp por meio do Salesforce ou Microsoft Dynamics 360, permitindo que o serviço de mensagens desempenhe um papel crítico no envolvimento com clientes.
A solução, pioneira no mercado, permite visualizar dados conhecidos dos clientes em tempo real, enquanto copia automaticamente as conversas para o CRM para permitir a personalização e a inteligência no processo de conversação. Os representantes de vendas podem rever os dados e informações coletadas, registar e obter o histórico de conversas com clientes, além de ter controle e segurança de gestão com visibilidade 360º.