Varejo aposta em inovações para fidelizar clientes

Com um avanço tímido em abril — 0,5% a mais de vendas e 1,2% de crescimento na receita nominal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) —, o comércio varejista brasileiro está constantemente em busca de caminhos para conquistar e fidelizar o novo shopper. Seguindo a tendência do varejo latinoamericano, a aposta é na tecnologia e o objetivo é claro: proporcionar experiências de compra diferenciadas. A conclusão foi apontada pela pesquisa da Zebra Technologies, em parceria com a IDG Connect, realizada com profissionais de TI e marketing em empresas de varejo do Brasil, Chile, México e Colômbia.

Segundo o estudo “O consumidor conectado na América Latina: como os varejistas latino-americanos podem aprimorar a experiência dos clientes dentro das lojas”, 82% dos entrevistados oferecem conectividade aos clientes dentro da loja por meio de aplicativos de fidelização. E, entre os países entrevistados, os varejistas brasileiros eram os mais empolgados.

As mais de 210 máquinas CataMoeda instaladas pelo país demonstram como os comerciantes do Brasil estão focados em aproveitar boas ideias e soluções tecnológicas para melhorar o dia a dia nas lojas e inovar na experiência de compra dos seus clientes. “Um serviço focado na excelência da experiência do usuário cria um laço emotivo com o consumidor, fidelizando-o e em muitos casos o tornando um divulgador da sua marca”, destaca Victor Levy, CEO e idealizador da empresa.

Com o CataMoeda, o cliente pode trocar as suas moedas e receber um vale-compras no estabelecimento ou trocar por cédulas e doações para instituições beneficentes. Além de ser uma opção atrativa ao consumidor, o equipamento é uma forma de fidelizar clientes com ofertas e também soluciona a falta de troco no comércio brasileiro, otimizando a captação e gestão de moedas e evitando longas filas no caixa.

Gestão eficiente reflete na experiência

Não são apenas as tecnologias voltadas para uso direto do consumidor final que transformam a experiência de compra e favorecem a fidelização do shopper. Para o cofundador e diretor da Involves, Rodrigo Lamin, a gestão eficiente do ponto de venda (PDV) pode ser fator decisivo para influenciar uma compra e motivar o cliente a visitar o PDV mais uma vez. Infelizmente, segundo o mesmo estudo, apenas 46% dos entrevistados fazem um uso inteligente de dados para melhorar a experiência do consumidor, aumentar os níveis de satisfação com o atendimento e realizar o monitoramento dos pontos de venda.

“Oferecemos uma plataforma para o segmento de trade marketing, que ajuda os gestores a entender de maneira mais assertiva o ROI das ações realizadas pelos promotores de venda, profissionais que atuam onde mais de 70% das decisões de compra são tomadas, ou seja, no PDV”, conta Lamin. Lançado em 2008, pode-se dizer que o Agile Promoter figura como uma tecnologia disruptiva, que orienta indústria e varejo nas estratégias de relacionamento com os shoppers. De acordo com o diretor, por meio da plataforma web e mobile, é possível acompanhar em tempo real a performance dos processos de execução de merchandising e a assiduidade da equipe de campo.

“A L’Oréal, por exemplo, conseguiu comprovar um ganho de mais de 200% de produtividade da equipe, após a implementação em sua operação no Brasil”, revela Lamin. A solução, desenvolvida pela empresa sediada em Florianópolis (SC), que conta com uma filial em São Paulo, está em uso por aproximadamente 170 organizações, em mais de 12 países, entre indústria, agências de trade marketing e distribuidores.

 

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