A polêmica e nova sistemática de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) das empresas de e-commerce – embora tenha sido suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 17 – tem atingido fortemente, principalmente, as micro e pequenas empresas que atuam no setor.
Apesar de a dinâmica parecer simples, ter sucesso atuando unicamente no e-commerce – o que é realidade para muitos brasileiros – é uma tarefa complexa e precisa ser pensada com muita atenção pelo empreendedor.
Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios, e coordenador de franquias do Núcleo de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CENN), com mais de 30 anos de experiência no setor, elenca três importantes passos para o empreendedor evitar riscos e ter sucesso ao iniciar a operação nesse meio tão promissor:
1) Plano de negócio, vital para qualquer circunstância
Um dos principais erros é acreditar que devido ao fato de a empresa estar no ambiente online não há importância de ter um plano de negócios específico. Contar com este item é primordial para alcançar o tão famoso ponto de equilíbrio;
2) Sempre investir em melhorias
Mesmo que o canal esteja ‘perfeito’, para o sucesso do negócio, é importante que o empreendedor fique atento aos concorrentes, ao mercado e saiba o que há de novo no segmento que atua. Investir em conhecimento, seja por meio de novos canais, consultorias, produtos, entre outros, é sempre o melhor caminho para manter a empresa financeiramente saudável;
3) Mensurar resultados
Tão importante quanto ter produtos ou serviços de qualidade é contar com ferramentas que possam medir os resultados. Como a velocidade das mudanças no ambiente online é ainda mais rápida, é vital acompanhar atentamente estratégias de marketing e verificar se os investimentos estão, de fato, sendo realizados da maneira correta.