5 dicas de SEO para e-commerce

Quem tem loja online sabe – ou pelo menos deveria saber – que um dos principais recursos para atrair vendas é o tráfego orgânico gerado no Google.

Conquistar esse tráfego, no entanto, tem seus segredos. A começar pelas estratégias de SEO (Search Engine Optimization). “Ao criar uma estrutura de ‘sinais’, a catalogação da sua página pelo Google é facilitada, garantindo um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa”, explica Leonardo Lima, gerente de mídia e marketing da agência de marketing e performance Raccoon.

Na sequência, o especialista lista 5 dicas para turbinar o posicionamento da sua loja na web:

1. Escreva descrições de produtos

Não utilize a descrição original do fabricante. O Google considera como conteúdo duplicado aquele que for repetitivo, diminuindo a sua chance de conquistar as primeiras posições. Crie um conteúdo único, genuíno e com qualidade, sem esquecer de adicionar palavras-chave relevantes e variações a sua descrição.

2. Defina suas palavras-chave

Da mesma forma que a estratégia de Links Patrocinados define seu universo de palavras-chave, em SEO é preciso fazer o mesmo para garantir que você tenha páginas e conteúdo equivalentes as principais delas. Utilize o planejador de palavras-chave do Google Adwords para começar sua lista.

Após desenhar sua mídia orgânica ou lista de palavras-chave, você pode acompanhar o posicionamento de sua loja e seus principais concorrentes a partir de diversas ferramentas existentes no mercado.

3. Rich Snippets

Os rich snippets, ou famosos dados estruturados inseridos no código HTML, são utilizados pelo Google para compreender o conteúdo da sua página. Estrutura de preço, título, breadcrumb e avaliações de usuários, influenciam nos resultados eaumentam muito o CTR.

Você pode estruturar seu conteúdo de diversas formas e existem estruturas específicas para produtos. Saiba mais em Schema.org e teste seu código utilizando a ferramenta de testes da Google.

4. Crie um blog

Crie artigos que estabeleçam comparações entre marcas e tire dúvidas sobre as características dos produtos. Estes artigos, além de criar demanda, estabelecem um relacionamento com o usuário, funcionando como fonte de tráfego qualificado para sua loja. Por exemplo: “O que é Refrigerador French Door” ou “Dicas de como escolher seu celular”.

5. Otimize para Mobile

Atualmente, o número de pesquisas em celulares já ultrapassa o de desktop, isso devido a crescente migração de usuários de smartphones, comodidade efacilidades que o mobile oferece. Portanto, ter um site mobile friendly é importante na conquista dessa grande fatia do mercado. Crie um site responsivo ou uma versão mobile para não deixar esse volume escapar.

Facebook
Twitter
LinkedIn