A empresa Upstream é especialista global em automação de mobile marketing e aponta o “caminho” para uma recuperação de carrinho bem-sucedida
O perfil do consumidor brasileiro vem passando por grandes transformações nos últimos anos. Quem antes costumava comprar produtos e serviços em loja física agora preferem comprar tudo pela internet. Com apenas um toque na tela do celular, é possível escolher uma série de produtos e colocá-los no carrinho de compras online. No entanto, muitos consumidores não finalizam as transações e abandonam itens nos carrinhos. O que quer que tenha acontecido, o problema continua o mesmo: as lojas online sofrem perdas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a taxa de conversão de clientes é menor que 2% no Brasil, enquanto a média mundial é de 4,14%.
“A maioria de nossos clientes pretende aumentar suas vendas ao recuperar a receita de carrinhos abandonados e construir uma base de clientes forte, com usuários interessados em sua marca e que podem confiar nela. Os dados demonstram a dificuldade das empresas em gerenciar campanhas de sucesso, mas as soluções de automação de mobile marketing são comprovadamente eficientes para marcas online”, afirma Patrick Marquart, head de vendas corporativas da Upstream, especialista global em automação de mobile marketing.
Com o objetivo de ajudar as empresas de e-commerce a aumentar as vendas online, o executivo aponta cinco dicas para facilitar a conclusão das compras nas lojas online e, consequentemente, reduzir o abandono do carrinho.
1. Facilitar o cadastro do cliente
É altamente recomendável que sua loja forneça opções de registro simples, para que o visitante possa concluir os acessos (logins) da maneira mais fácil possível. Formulários que demoram mais para serem preenchidos costumam ser “desanimadores” para o consumidor, que busca agilidade na hora de comprar pela internet. Com a plataforma Grow, os usuários podem optar por receber comunicações de marketing de forma mais fácil do que anteriormente. Assim que receberem a mensagem “pop-up” de boas-vindas na página inicial do site, basta preencherem o número de telefone, mediante autorização, e são automaticamente incluídos na base de clientes da loja online.
2. Utilize uma estratégia multicanal
Dados recentes da Upstream mostram que o uso de SMS para recuperação de carrinho pode aumentar as vendas em 70%, no comparativo com o uso de e-mail. Por isso, é válido atrelar diferentes canais de comunicação em uma mesma campanha. Uma estratégia multicanal, apoiada por uma plataforma de automação de mobile marketing, garantirá que os resultados sejam superiores e alcancem mais pessoas. Além disso, é comprovado que o retargeting marketing, com o envio de mensagens personalizadas para um consumidor que já interagiu com sua marca, multiplica a eficiência das vendas online.
3. Ofereça benefícios
Os consumidores quase sempre são atraídos por cupons de desconto e ofertas especiais. Se um cliente em potencial estiver interessado em um produto, mas por algum motivo não tiver concluído a compra, envie a ele um lembrete por SMS com um cupom para ajudá-lo a concluir a transação. Dessa forma, a marca consegue até fidelizar o cliente, pois é uma forma de dar valor a ele. Para estruturar essa jornada do cliente, a plataforma Grow inclui soluções de marketing eficientes que oferecem todos os recursos necessários.
4. Ofereça mais opções de pagamento
Existem várias formas de pagar uma compra nos dias de hoje. Por isso, é importante oferecer o maior número de opções possível e, consequentemente, atender seus clientes de forma mais ampla. Com a ascensão do PIX, os cartões de crédito deixaram de ser o meio de pagamento mais utilizado, por exemplo. Quanto mais opções de pagamento sua loja oferecer, menor a probabilidade de o cliente abandonar um carrinho.
5. Invista na segurança das transações
Por último, mas não menos importante, certifique-se de fornecer aos seus clientes uma plataforma segura, evitando fraudes de anúncios. Com o aumento dos crimes cibernéticos, as pessoas estão cada vez mais apreensivas em concluir uma compra online, especialmente se for a primeira vez que visitam um site. O recurso de segurança contra fraudes de anúncios da plataforma da Upstream protege o orçamento dos anunciantes, reduzindo bastante a fraude de anúncios ao usar bloqueio de anúncios preditivo integrado, bloqueio de padrões comportamentais e muitas outras ferramentas.
Sobre a Upstream – A Upstream é uma empresa líder em tecnologia na área de mobile marketing nos principais mercados emergentes do mundo. Sua plataforma de automação de mobile marketing, a Grow, única em seu gênero, combina inovações na área de automação de marketing e dados, segurança contra fraudes de publicidade online e comunicação digital multicanal destinada a criar experiências personalizadas para o consumidor. Com mais de 4 mil campanhas de mobile marketing de sucesso, o time da Upstream ajuda seus clientes, empresas líderes de mercado, a se comunicar de forma mais eficaz com os consumidores, expandir as vendas online e aumentar a receita. As soluções da Upstream impactam 1,2 bilhão de consumidores em mais de 45 países da América Latina e, África, do Oriente Médio e Sudeste Asiático.