Abandono de carrinho: confira 4 dicas para revertê-lo no e-commerce

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Instabilidade na plataforma, meios de pagamentos limitados, frete e complexidade no cadastro estão entre alguns dos motivos que levam o cliente desistir da compra antes de finalizá-la.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ve Interactive, fornecedora de uma plataforma integrada de publicidade digital e conversão onsite, a taxa de abandono de carrinho no Brasil é de 83%. Por isso, mapear os principais motivos que estão influenciando na desistência da compra deve ser o primeiro passo dos empreendedores. Este processo permitirá estar sempre um passo à frente da concorrência e, consequentemente, aumentar o faturamento do negócio.

“O abandono de carrinho está completamente conectado ao comportamento do consumidor e sua relação com a marca. Compreender qual o caminho mais assertivo para o negócio é fundamental. Os lojistas precisam se atentar ao perfil do cliente, analisar a jornada de compra e torná-la simples e personalizada”, explica Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce que vem auxiliando PMEs, grandes players do mercado nacional e franquias a transformarem seus vendedores em consultores.

O executivo listou abaixo dicas simples para reverter este cenário e que auxiliarão resgatar os pedidos abandonados.

Revise a jornada de compra

Oferecer uma jornada de compra simples, fácil, rápida e eficaz é premissa básica no e-commerce. O atual consumidor busca cada vez mais agilidade, praticidade e segurança. “Revise todos os processos de compra do seu negócio, como login, canais de atendimento, checkout e as formas de pagamento. Aposte em formulários com perguntas curtas e objetivas, reduza os pop-ups, banners, notificações e anúncios, afinal, quanto mais rápido e acessível for para concluir a compra, mais chances haverá do cliente concluí-la”, afirma Araújo.

Avalie os valores cobrados

As taxas, como frete e juros, precisam ser revisadas e negociadas constantemente para garantir bons preços finais para os consumidores, evitando assim desistências e abandono de carrinho. Além disso, seja transparente, apresentando as condições de pagamento de forma antecipada e clara.

Amplie as opções de pagamento

Quanto mais opções de pagamento, maior a chance do cliente fechar o negócio. Por isso, conhecer o público-alvo e dispor das formas de pagamento que mais fazem sentido para ele é sinônimo de sucesso. Para Jackson, é fundamental investir em novas soluções de pagamento, mais disruptivas e ágeis, para reverter o abandono de carrinho.

Invista em campanhas e promoções

Ações como frete grátis e cashback, por exemplo, ampliam as chances do consumidor finalizar a compra. “A digitalização do varejo, aliada à disputa pela entrega mais rápida e mais barata, tornaram-se fator decisivo na hora da compra, ainda mais diante da concorrência visceral do e-commerce”, conclui o COO.

 

Sobre a Showkase – Fundada em 2016, a Showkase oferece uma plataforma completa de Social Commerce que reúne as melhores práticas do varejo para fazer o cliente comprar do jeito que quiser, quando quiser e em qualquer canal. Com sua metodologia própria, a Showkase vem auxiliando PMEs, franquias e grandes players do mercado nacional a aumentarem seus resultados, entenderem o comportamento do novo consumidor e desenvolverem estratégias de vendas, marketing e atendimento ao cliente de maneira unificada, além da profissionalização da operação do e-commerce.

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