Alta de 1% nos prazos dos crediários resulta em 0,31% de queda no endividamento

De acordo com a pesquisa "Vendas no varejo: o que explica a demanda?", a cada 1% de aumento nos prazos dos crediários, percebe-se a redução de 0,31% no endividamento dos consumidores.

O estudo, divulgado na última quinta-feira (28), foi realizado pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em conjunto com a Canal Varejo, Consultoria em Varejo de Bens e Serviços.

Endividamento altera vendas

Ainda segundo o levantamento, a cada 1% de crescimento no endividamento do consumidor, é verificada uma queda de 0,56% nas vendas do comércio. Por outro lado, cada 1% de crescimento na renda resulta em 0,65% de aumento nas vendas do varejo.

Para o coordenador-geral do Provar, Cláudio Felisoni, "o aumento da renda tem efeito ambíguo no comércio varejista. Num primeiro momento amplia as vendas, mas também tem impacto sobre o endividamento, o que reduz o potencial de consumo a médio prazo".

De acordo com a análise, o endividamento cresce 1,7% para cada 1% de expansão da renda, se forem mantidos os prazos de pagamento e as taxas de juros. Ao mesmo tempo, quando os juros têm uma elevação de 1%, a alta do endividamento chega a 0,84%.

Juros tiveram maior influência

Por fim, a pesquisa do Provar/Canal Varejo aponta que o impacto da queda nas taxas de juros nos últimos anos foi mais significativo do que o aumento dos prazos do crediário e da renda na ampliação das vendas.

Facebook
Twitter
LinkedIn