Em pesquisa, produtos de origem chinesa foram considerados ruim ou de péssima qualidade por 30% dos entrevistados
Uma pesquisa da Ipsos Public Affairs, encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), indica que a maioria dos consumidores brasileiros considera o produto nacional tão bom ou de melhor qualidade que o importado. Foram entrevistadas mil pessoas no País entre maio e junho deste ano.
Os produtos de origem chinesa foram considerados ruim ou de péssima qualidade por 30% dos entrevistados, enquanto os produtos coreanos foram considerados péssimos ou ruins por 27% da amostra. Os produtos brasileiros, por sua vez, foram avaliados negativamente por apenas 2% dos entrevistados.
Os produtos mais bem avaliados foram os brasileiros, considerados como ótimos por 50% dos entrevistados, seguido pelos produtos japoneses (27%) e pelos produtos americanos (26%).
Ao serem questionados sobre qual tipo de produto buscam preferencialmente ao fazer compra, 62% dos entrevistados afirmaram que preferem o nacional, enquanto 32% disseram ser indiferentes em relação à nacionalidade dos produtos. Só 3% buscam os importados.
Os resultados da pesquisa também mostram que a maioria (53%) considera que o produto nacional atende suas expectativas tanto em relação à qualidade quanto em relação a custos.