O setor varejista nacional fechou 2010 com um faturamento de R$ 638 bilhões, o que representa um resultado 13,5% superior ao registrado em 2009. Desse total, a venda realizada em shoppings nacionais representa cerca de 16%, que corresponde a aproximadamente R$ 93 bilhões.
Segundo dados divulgados pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), os eletrodomésticos respondem por uma média de R$ 22,217 bilhões, representando 24% do consumo total. Já o vestuário foi responsável por R$ 18,870 bilhões e os calçados, por R$ 7,954 bilhões, o que corresponde a 21% e 8,5% do total do faturamento, respectivamente.
Os brasileiros chegaram a gastar R$ 15,722 bilhões em alimentação no ano passado, o que representa cerca de 17% do consumo no País. Já com produtos para casa foram gastos R$ 8,698 bilhões ou 9,6% do total.
Já os artigos para higiene foram responsáveis por um volume de consumo que chega a cerca de R$ 8,550 bilhões (9,5%), enquanto no ano passado foram gastos mais de R$ 5,627 bilhões em itens de uso pessoal. Os livros representam apenas 2,4% do consumo em shoppings do País, sendo responsáveis por gerar mais de R$ 2,215 bilhões para o setor.
Regiões
O Sudeste foi responsável por cerca de R$ 50,680 bilhões em vendas, sendo a região que mais faturou no ano passado. Em seguida, aparece a região Sul, onde o faturamento das vendas realizadas em shoppings chegou a R$ 20 bilhões.
Os shoppings do Centro-Oeste faturaram R$ 7,555 bilhões em 2010, seguidos pelos das regiões Nordeste e Norte, com faturamento de R$ 7,400 bilhões e R$ 3,159 bilhões respectivamente.
Em todas as regiões, os eletrodomésticos foram responsáveis por mais de 20% do total gasto em 2010. Os livros foram os que tiveram menos participação no faturamento das regiões, não passando de 3%.