Cidades-sede da Copa apresentam mostra de artesanato

Cinco dos nove showrooms do projeto Brasil Original estão em funcionamento nas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e uma nova loja começa a funcionar nesta quarta-feira (11), em Fortaleza. No dia da abertura do mundial, na próxima quinta (12), oshowroom de São Paulo será inaugurado e, até a próxima segunda (16), as lojas criadas para mostrar o artesanato brasileiro aos turistas estarão funcionando em nove das 12 capitais que receberão a competição.

Brasília, Natal, Manaus, Belo Horizonte e Salvador já têm lojas do Brasil Original, que ficam em locais de grande fluxo de pessoas, preferencialmente emshoppings centers. Depois de Fortaleza e São Paulo, serão inaugurados os showrooms de Porto Alegre (dia 13) e Rio de Janeiro (dia 16). A de Porto Alegre fica no Barra Shopping Sul e a do Rio de Janeiro, no Shopping Rio Sul.

O projeto Brasil Original foi concebido pelo Sebrae para aproveitar o momento da Copa do Mundo e demais eventos esportivos do período, como forma de estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro por meio da inovação, competitividade e acesso a mercados. O propósito é elevar o patamar de qualidade do artesanato brasileiro ao estimular nos artesãos o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, buscando também a melhoria da percepção e do valor dos artigos comercializados pelo mercado.

Até o final de julho, os turistas também poderão levar para casa peças do artesanato feito no país. Todas as lojas Brasil Original recebem itens produzidos em 21 estados brasileiros participantes do projeto, que contemplam diversas tipologias do artesanato, tais como tapeçarias, rendas, cestarias, cerâmica, marchetaria e fibras naturais. Pensando no turista, o número mais significativo das peças deve reunir objetos de tamanho pequeno e médio, o que vai facilitar o transporte, principalmente para aqueles que viajam grandes distâncias.

A mostra e comercialização das peças também aconteceu na Copa das Confederações, em 2013. Ano passado, mais de 125 mil pessoas visitaram as cinco lojas montadas em Brasília, Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), o que superou as expectativas. Ao todo, 22 mil itens foram comercializados, somando R$ 714 mil em negócios.

Informações Agência Sebrae

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