O comércio eletrônico registra um ótimo ritmo de crescimento no país. O Natal, por exemplo, foi uma data que ajudou o setor a fechar o ano com um grande impulso – segundo dados da ABComm, o período movimentou cerca de R$8,4 bilhões no ano anterior. Porém, o início do ano – e o verão – representa um dos períodos mais fracos para o comércio na internet – as vendas costumam cair até 50% durante a estação.
De acordo com Breno Nogueira, especialista em comércio eletrônico e Head da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma para a criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 500 mil lojas criadas, o verão é o “calcanhar de Aquiles” do e-commerce. “Viagem de férias, mais atividades ao ar livre, menos tempo em frente ao computador e contenção de gastos após o fim de ano são alguns dos motivos que levam à queda do volume de compras realizadas no período”, explica.
É possível, no entanto, melhorar o quadro. O especialista mostra as estratégias das lojas virtuais bem-sucedidas para alavancar as vendas:
Na palma da mão
O tempo em frente ao computador pode mudar, mas o acesso à internet pelo celular continua intacto. Deixe sua loja bem bonita para quem acessa via mobile e venda pelo WhatsApp.
Redes sociais
Muitas empresas têm restrição de uso às redes sociais, então é nas férias que as pessoas aproveitam para acessar. Divulgar os produtos nesses meios é uma forma de incentivar o consumo durante o período.
Venda verão
Se tudo que se pensa é no verão, venda verão. Coloque em destaque produtos típicos da estação e as tendências da temporada.
Descontos
Assim como no varejo offline, o período é de promoções também no online. Aproveite para liquidar aqueles produtos que não tiveram saída no Natal.
Arrume a casa
Se as vendas continuam fracas, utilize o mês para se preparar para o ano. Arrume sua loja, otimize o estoque e faça o planejamento para faturar melhor em 2018.