Consumo estratégico marcará a Black Friday 2015

Em um ano de desafios econômicos e retração de diversos setores, é natural que as pessoas pensem mais antes de efetuar uma compra e na Black Friday 2015 isso não será diferente.

Segundo estudo realizado pela Braspag, empresa do grupo Cielo e líder em soluções de pagamento para e-commerce, o horário de pico de vendas da Black Friday deste ano deve ocorrer às 16h, uma hora depois do pico no ano passado. “Isso acontece porque o consumidor tende a pesquisar mais em busca de melhores preços antes de efetivar a compra”, afirma Gastão Mattos, CEO da Braspag. “Além do cenário econômico, ele já conhece a Black Friday e por isso torna-se mais exigente”, explica.

A pesquisa realizada pelo Google comprova a teoria, pois apresenta uma curva de crescimento referente a promoções, descontos e preços ao se aproximar da Black Friday. Os dados também apontam que 80% dos entrevistados que pretendem comprar na maior promoção do varejo estavam aguardando a data para comprar um item desejado anteriormente com melhor preço; fator que justifica a expectativa de um aumento de gastos na promoção de R$ 522,00 em 2014 para R$ 1.000,00 em 2015, segundo pesquisa do Google em parceria com o IBOPE. “Em um ano de incerteza como o que estamos vivendo, o Google tenta colher indícios da intenção de compra e o aumento do investimento nas compras da data mostram um movimento bastante positivo”, afirma Cláudia Worms Sciama, Diretora de Varejo e Tech do Google BR.

Entre os itens com maior intenção de compra estão roupas, smartphones, calçados, produtos de higiene e beleza e eletrodomésticos. A pesquisa também apontou que 82% das pessoas que adquiriram produtos na Black Friday 2014 comprarão novamente neste ano, e o estudo da Braspag também indica que o volume de venda será 3,5 vezes maior que o volume médio de uma sexta-feira comum de 2015. “Isso comprova a tamanha importância da Black Friday para o varejo online, já que há uma boa expectativa de crescimento, mesmo neste cenário de crise econômica”, afirma Gastão Mattos, CEO da Braspag.

 

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