Pesquisa aponta que os criadores são parte relevante da estratégia, principalmente deste nicho de mercado, que coloca a categoria entre as mais impactantes no funil de consumo
O poder de influência dos criadores de conteúdo segue em alta, especialmente no setor de beleza. De acordo com levantamento da Rakuten Advertising, rede líder global em marketing de performance, 65% dos consumidores afirmam ser influenciados por creators de beleza em decisões de compra, número que coloca a categoria entre as mais impactantes no funil de consumo.
“Os criadores de conteúdo são fundamentais na construção de credibilidade e conexão com o público, mas as marcas precisam entender que o relacionamento com eles deve ser estratégico e baseado em dados. É possível propor acordos híbridos que combinam taxas fixas ou pagamento por postagem com comissões, e até oferecer bonificação nas vendas que geram. As marcas que propõem essas estratégias precisam ‘educar’ os creators sobre o que funciona e fornecer ferramentas para impulsionar conversões”, ressalta Bruna Nobre (foto em destaque), Diretora de Publisher Partnerships da Rakuten Advertising no Brasil.
Esse movimento reforça a importância da afiliação inteligente, que combina a credibilidade dos criadores com modelos de performance baseados em dados — abordagem que tem se mostrado especialmente eficaz em categorias de alta influência, como beleza, moda e bem-estar. Para as marcas, o desafio está em transformar esse impacto em conversão real.
“A influência é o novo motor da performance. Quando as companhias conseguem unir o alcance e a confiança dos criadores a uma estratégia de afiliação estruturada, os resultados vão muito além do engajamento — se traduzem em crescimento real de vendas”, conclui Bruna.
O levantamento também destaca que influenciadores dos segmentos de luxo e parentalidade exercem menor influência nas decisões de compra, reforçando o protagonismo dos creators de beleza no comportamento do consumidor digital.
Além disso, o contexto de consumo no país aponta para um cenário aquecido. Segundo dados da Gauge e W3haus, a Black Friday de 2025 deve movimentar R$ 13,6 bilhões no Brasil — um crescimento de 16,5% em relação a 2024. O comportamento do consumidor também reforça o papel das estratégias digitais: cerca de 98% das pessoas buscam por descontos especiais e cupons antes ou durante suas compras online, segundo dados da Similarweb, que mostram ainda um crescimento de 5,61% no público da categoria Cupons e Descontos em comparação ao ano anterior.



